Connect with us

Hi, what are you looking for?

Planeta & Ambiente

Por que a temperatura do deserto à noite é baixa?

temperatura do deserto à noite
Imagem: Pixabay

A temperatura do deserto à noite pode cair até 42 graus Celsius. E, se você estiver fazendo uma viagem de um dia para o Deserto do Saara, no Norte da África, vai precisar levar água, protetor solar e um saco de dormir para passar à noite. Isso porque as temperaturas despencam no Saara assim que o sol se põe. A média máxima de 38 graus Celsius durante o dia vira uma média mínima de menos de 4 graus Celsius durante a noite, de acordo com a NASA – então você precisará de tudo a seu dispor para manter o calor do corpo.

Por que ocorre uma mudança drástica da temperatura do deserto à noite?

temperatura deserto

Pixabay

A combinação entre o calor e a umidade nos desertos áridos é a resposta para a temperatura do deserto à noite. O que acontece é que a areia não retém muito bem o calor. Quando o calor e a luz do sol atingem o deserto arenoso, os grãos de areia na camada superior do deserto absorvem e também liberam o calor de volta para o ar.

Essas informações são do relatório de 2008 do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, na Califórnia. Durante o dia, a radiação da areia com a energia do sol superaquece o ar e as temperaturas aumentam.

Mas, a temperatura do deserto à noite reflete a maior parte do calor da areia que se irradiou rapidamente para o ar, não tendo luz solar para reaquecê-la. Isso deixa a areia e seus arredores mais frios do que antes.

Continua depois da publicidade

Entretanto, a principal razão para a mudança brusca de temperatura é que o ar do deserto é extremamente seco. Em desertos áridos como o Saara e o Deserto do Atacama, no Chile, a umidade (quantidade de vapor d’água no ar) é praticamente zero. Ao contrário da areia, a água tem uma grande capacidade de armazenar calor.

Então, o vapor de água no ar retém o calor perto do solo como um cobertor invisível e impede que ele se dissipe na atmosfera. Portanto, a falta de umidade permite a temperatura do deserto à noite ser tão fria, pois ele esfria rapidamente.

Continua depois da publicidade
Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.

Comentários

Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...