Podemos ouvir o som do silêncio, segundo cientistas

Elisson Amboni
Imagem: Getty Images

Todos nós já ouvimos falar do “silêncio ensurdecedor”, mas será que realmente é possível ouvir o silêncio? Filósofos e psicólogos afirmam que sim, pois ilusões baseadas em silêncio são percebidas da mesma forma que as ilusões baseadas em sons. Isso sugere que nosso cérebro interpreta o silêncio como um tipo de som. Portanto, não se trata apenas da ausência de ruído, mas algo ativamente captado pelos nossos sentidos.

Durante muito tempo, questionou-se se o silêncio era uma propriedade sonora percebida pelo humano. Uma questão debatida principalmente por filósofos, mas recentemente a ciência tomou para si essa questão e tem conduzido experimentos para testar nossa percepção do silêncio.

Pesquisadores da Universidade Johns Hopkins usaram ilusões auditivas em seus estudos para demonstrar como o silêncio pode afetar nossa percepção do tempo. Suas descobertas foram publicadas na Proceedings of the National Academy of Sciences.

As ilusões auditivas podem alterar nossa percepção temporal. Por exemplo, a conhecida ilusão auditiva “um longo bipe parece mais longo do que dois bipes curtos consecutivos” foi adaptada substituindo os sons por momentos de silêncio. Assim nasceu a “ilusão de um longo silêncio parece mais longo do que dois curtos consecutivos”.

Em um experimento com quase mil participantes imersos em ruídos ambiente (como um restaurante), foi interrompido por um único momento contínuo de silêncio ou dois momentos discretos de silênciais. Os participantes tinham que julgar as durações dos intervalos de silencioso.

Os resultados mostraram que as pessoas pensavam que um longo momento de silenciosidade era mais duradouro do que dois breves momentos. Isso indica que as pessoas escutam o silenciosidade da mesma maneira como ouvem os sons.

Outras ilusões semelhantes foram testadas e todas apresentaram resultados similares às suas contrapartes sonoras, reforçando a ideia sobre como nosso cérebro processa ausências sonoras.

Estes estudos apontam para uma nova maneira de entender a percepção humana pela ausência. Os pesquisadores pretendem continuar investigando até onde vai nossa capacidade de audição do silentude, incluindo se podemos perceber quietudes não precedidas por som.

Compartilhar