Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Pílula anticoncepcional masculina está a um passo da realidade

Um protótipo da pílula anticoncepcional masculina fez com que os hormônios reprodutivos nos homens caíssem em níveis conhecidos por impedir a produção de espermatozoides.

Uma cápsula diária seguramente suprime hormônios reprodutivos em homens, tornando-se uma candidata atraente para uma pílula anticoncepcional masculina, de acordo com um curto estudo.

Após cerca de um mês de tratamento, um novo protótipo de pílula chamado dimethandrolone undecanoate, ou DMAU (na sigla em inglês), reduziu os níveis de hormônios, incluindo a testosterona, necessária para a produção de espermatozoides. Durante esse tempo, nenhum dos 83 homens que completaram o tratamento sofreu sintomas preocupantes que podem surgir com uma queda dramática na testosterona, os pesquisadores relataram.

“Os cientistas trabalham em um contraceptivo masculino há décadas”, diz Monica Laronda, endocrinologista reprodutiva do Hospital Infantil Ann & Robert H. Lurie, de Chicago, que não participou da pesquisa. “DMAU mostra grande promessa. “Pesquisas mostram que muitos homens estão interessados em formas de contracepção, além de preservativos e vasectomias”, diz ela, “e os homens preferem uma pílula.” Outros métodos, incluindo géis tópicos, também estão sendo desenvolvidos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

A contracepção hormonal funciona tanto para os homens quanto para as mulheres – ao manipular os níveis de certos hormônios, de modo que o corpo recue para fazer o seu próprio. Nos homens, a testosterona extra suprime a liberação do hormônio luteinizante e do hormônio folículo estimulante pelo cérebro, o que impede que os testículos produzam testosterona, assim como espermatozoides. Uma vez que o tratamento termina, o corpo volta a produzir hormônios reprodutivos e a fertilidade retorna.

Mas a testosterona não permanece no sangue por muito tempo, tornando menos provável uma dose única de contracepção. E um excesso do hormônio pode danificar o fígado. DMAU, que se torna um composto ativo no corpo chamado dimetandrolona, é projetado para evitar esses problemas, dizem os pesquisadores.

Três doses diferentes de DMAU foram testadas. Os homens sob a dose mais alta experimentaram uma queda abrupta no hormônio luteinizante, no hormônio folículo estimulante e de testosterona apenas tomando uma pílula diária durante 28 dias. Esses baixos níveis são conhecidos por prevenir o desenvolvimento de espermatozoides.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Quanto aos efeitos colaterais, os homens em geral ganharam uma pequena quantidade de peso e viram uma queda em seus “bons” níveis de colesterol de alta densidade. Níveis baixos de testosterona podem levar à perda do desejo sexual e da função, mas apenas oito homens relataram ter tido uma diminuição do desejo sexual enquanto tomavam a pílula. Os exames de sangue indicaram que a pílula não afetou o fígado.

Os pesquisadores vão lançar em breve um estudo clínico de três meses para testar a contagem de espermatozoides em homens que tomam a droga. Se esses resultados forem bons, a pílula será testada por casais como contraceptivos. O desenvolvimento de tais produtos para homens é importante na prevenção de gravidez não planejada, diz o co-autor do estudo, Arthi Thirumalai, um endocrinologista da University of Washington Medical Center, em Seattle. “É difícil resolver um problema quando você impede a metade da população mundial de fazer qualquer coisa sobre isso”.

Traduzido e adaptado da Science News

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.