Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

Pesquisadores parecem ter encontrado um sinalizador de futura artrose

Dor no joelho
(BlogPilates)

Um novo estudo examinou um lubrificante biológico e está sugerindo que talvez tenhamos que repensar como as lesões nas articulações levam a doenças. Inclusive, os cientistas acreditam que a substância pode ser um sinalizador de uma futura artrose.

Um sinal para a artrose?

Os pesquisadores analisaram a proteína lubricina em cães que sofreram lesões semelhantes às lesões do ligamento cruzado anterior (LCA) em humanos. Eles concluíram que a proteína pode ser um dos primeiros sinais de alerta para doenças, incluindo osteoartrite ou artrose.

A lubrificação é essencial para manter as articulações funcionando bem, mas não há consenso científico sobre como lesões podem afetar sua produção.

Continua depois da publicidade

Para a ciência, a redução de lubricina estava associada a doenças articulares. Sabe-se que uma pessoa ou um animal que não produzem a proteína desenvolvem uma doença articular que afeta todas as principais articulações.

O que os pesquisadores descobriram, no entanto, foi que os níveis de lubricina na verdade aumentaram nos cães que sofreram lesões semelhantes ao LCA. E essas concentrações mais altas começaram apenas um dia após a lesão, e, em alguns casos, duraram até um ano.

Para a autora do estudo, Heidi Reesink, isso indica que a maior presença de lubrificação pode ser realmente um biomarcador para prever a artrose.

Continua depois da publicidade

Expectativa para futuros tratamentos

É claro que o estudo está limitado a cães, mas a produção de lubricina é comum em todos os mamíferos. Inclusive, o aumento na lubrificação após a lesão também pode ser visto em humanos.

O estudo é só o início para avaliar a produção da proteína em humanos. Mas os cientistas esperam que a iniciativa traga importante aplicação no futuro, ajudando a prever doenças articulares em pessoas.

De acordo com Reesink, no futuro poderemos ajudar animais e pessoas conseguindo melhores diagnósticos. A melhor compreensão dessas moléculas pode possibilitar terapias benéficas e melhor tratamento ortopédico.

Continua depois da publicidade

Osteoartrite em animais

A osteoartrite é uma doença degenerativa comum no envelhecimento. Ao chegar em idade avançada, os animais sofrem com desgaste e fragilidade nas articulações, levando assim a traumatismos.

É, portanto, um problema que causa muita dor aos animais e pode afetar qualquer articulação do corpo.

O desenvolvimento da doença ocorre progressivamente. Primeiro, afeta as articulações altas dos membros, como joelhos, cotovelos e ombros.

Continua depois da publicidade

Em casos mais avançados, a articulação pode então ficar parcialmente bloqueada, impossibilitando alguns movimentos. Nessa fase, o animal evita se movimentar para não sentir dor, o que acaba levando por fim à atrofia muscular.

LEIA TAMBÉM: Veja como o estresse crônico pode levar a perda óssea

O artigo científico foi publicado no periódico Scientific Reports.

Continua depois da publicidade

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.