Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

A pegada do menor estegossauro já encontrado

Paleontógos encontraram a menor pegada de um estegossauro já registrada. Imagem: Kaitoge

Um estegossauro era um tanque de guerra feito de carne e ossos. Assim como outros grupos de dinossauros com armaduras naturais, os estegossauros possuíam placas ósseas e espinhos ao longo do corpo. Além do mais, esses bichos podiam passar das duas toneladas e ter mais de 6 metros de comprimento. Apesar disso, pesquisadores acabam de descobrir a menor pegada de estegossauro já registrada.

Imagem: OpenClipart-Vectors/Pixabay

Pesquisadores encontraram a pegada na província de Xinjiang, na China. Infelizmente, o registro era único, não havendo outras pegadas semelhantes na região, até o momento. Acontece que essa marca em específico tinha 5,7 centímetros de comprimento. Ou seja, o dinossauro que deu origem a ela provavelmente era um filhote de estegossauro que tinha o tamanho de um gato.

Os autores ressaltam que no caso de dinossauros com armaduras, como anquilossauros e estegossauros, é extremamente raro se encontrar pegadas de filhotes. O motivo ainda não é bem definido, mas pesquisadores acreditam que isso pode ter a ver com o fato desses animais andares em grupos. Assim, talvez, as pegadas de animais maiores acabassem por esconder as dos filhotes.

Bebê estegossauro

O estudo mostra, ademais, um padrão diferente de pisada no bebê estegossauro. Geralmente os animais adultos apoiam a maior parte do peso nos calcanhares, deixando marcas profundas na parte de trás das pegadas. A nova pegada, contudo, mostra uma maior pressão na parte anterior dos pés (que possuem apenas três dedos).

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Imagem: Xing et al., Palaios, 2021

Os pesquisadores afirmam que isso poderia ser uma indicação de que esses animais tivessem padrões de caminhada diferentes durante idades mais jovens. Contudo, com apenas uma pegada é impossível saber ao certo. Isso porque essa pegada pode ter ficado registrada na história após um tropeção ou uma pisada de mal-jeito do bebê estegossauro. Esse único artefato, portanto, pode ou não refletir a realidade da movimentação desses animais.

Os pesquisadores vão continuar a analisar a descoberta e também procurar na região por novas pegadas desses pequenos dinossauros com armaduras. A região de escavação possuí outros nove sítios de escavação e aquele em questão mostrou mais 16 pegadas de animais mais velhos junto ao filhote.

O artigo está disponível no periódico Palaios.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Faça um comentário

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.