Pedra achada no Egito pode ter vindo de supernova

Elisson Amboni

Uma pedra extraterrestre encontrada no Egito, em 1996, tem sido estudada minunciosamente por cientistas. Agora, os pesquisadores acreditam que o objeto se trata de uma evidência de uma explosão estelar, ocorrida há bilhões de anos.

De acordo com um release, esta pode ser a primeira prova terrestre de uma explosão de supernova de “vela padrão”. O nome se dá porque o fenômeno ocorre quando uma estrela Anã Branca se choca contra outra e queimam com um brilho constante, parecendo uma vela acesa para os astrônomos.

Chamada de Hypatia do Egito, a pedra teria sido formada a partir de pedaços de poeira e gás em torno da supernova. Além disso, seu formato só teria sido possível após bilhões de anos durante a junção entre poeira e gás.

A rocha espacial teria sido formada fora do nosso Sistema Solar e é completamente diferente de outros materiais que chegam do espaço na Terra. O estudo sugere que a descoberta, se estiver correta, traz informações sobre explosões estelares e suas composições químicas.

A descoberta é emocionante porque pode nos ensinar mais sobre explosões estelares e as composições químicas de objetos espaciais fora do nosso braço da Via Láctea.

“Talvez igualmente importante, mostra que uma parcela individual anômala de poeira do espaço sideral pode realmente ser incorporada na nebulosa solar da qual nosso Sistema Solar foi formado, sem ser totalmente misturado”, disse o geoquímico Jan Kramers.