Algumas aves estão pondo ovos mais cedo devido às mudanças climáticas

Dominic Albuquerque

A cada ano, a chegada da primavera marca um renascimento da natureza, período em que as aves aproveitam para construir seus ninhos e pôr seus ovos. Contudo, o Journal of Animal Ecology publicou um estudo recente mostrando que várias espécies de pássaros estão pondo ovos mais cedo do que ao longo do último século.

Eles constataram essa mudança ao comparar coleções de ovos centenários, que foram conservados em museus, com observações recentes. Isso os permitiu examinar as tendências de desova durante cerca de 120 anos.

Com esses registros históricos, os cientistas do estudo concluíram que, dentre as 72 espécies de aves em Chicago – para as quais há registros históricos antigos e modernos – cerca de um terço, hoje em dia, coloca ovos 25,1 dias mais cedo do que nos últimos cem anos.

Mas por que isso ocorre? O estudo explica.

Por que algumas aves estão pondo ovos mais cedo?

O autor principal do estudo, John Bates, junto com seus colegas, buscou entender a mudança no comportamento das aves, observando também as altas de temperatura que já são causa para diversos problemas ambientais e biológicos.

Contudo, a equipe teve um problema: não há registros de temperaturas na região que cubra esse período. Assim, para preencher a lacuna, eles tiveram que analisar as quantidades de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, que é um bom indicativo de temperatura.

Consequentemente, os cientistas compararam as tendências presentes entre a quantidade de CO2 e a temperatura, percebendo que as variações nas duas correspondem entre si.

Depois disso, os pesquisadores constataram que as variações de CO2 estão correlacionadas com as datas de postura de ovos. É tudo um processo em cadeia: o aquecimento gera modificações que acaba por trazer consequências no comportamento biológico das aves.

Essa modificação ocorre no ambiente em si. Com o florescimento das plantas chegando mais cedo, a presença de insetos também ocorre antes do normal.

Assim, como precisam se alimentar de insetos, as aves são obrigados a sair mais cedo, para garantir que poderão se alimentar desses insetos. Portanto, é necessário que construam seus ninhos e ponham seus ovos mais cedo, ou perderão o “timing” da natureza.