Parasitas estão desaparecendo — e isso é um problema ecológico

Mateus Marchetto
Imagem: Katie Leslie/University of Washington

Parasitas são, normalmente, péssimos para um hospedeiro. Ainda assim, esses organismos possuem um papel importantíssimo nos ecossistemas do planeta. Um dos maiores estudos sobre organismos parasitários agora mostra que as suas populações estão diminuindo em ritmos alarmantes nos últimos 140 anos.

Apesar de não haver muitos dados históricos sobre parasitas ao redor do mundo, uma equipe de pesquisadores se utilizou de uma fonte poderosa de dados sobre ecologia: as coleções de museus. Conforme amostras e espécimes biológicos são coletados, muitos destes animais ficam armazenados em formol ou outro conservante em coleções que podem ser posteriormente estudadas.

De acordo com o artigo, publicado no periódico PNAS, a equipe de cientistas dissecou 699 peixes de 8 espécies diferentes, coletados entre 1880 e 2019. O objetivo era buscar parasitas nos peixes e avaliar a sua abundância e distribuição ao longo deste tempo, uma vez que os conservantes líquidos também embalsamam os parasitas no interior dos peixes.

A análise revelou 17.702 parasitas de 85 espécies diferentes e dos mais variados grupos. A partir disso, as estimativas da pesquisa mostram que a população de parasitas diminuiu 38% para cada 1C° de aquecimento das águas. A maioria dos parasitas, que tem três ou mais hospedeiros, diminuíram em abundância num ritmo de 11% a cada década.

fish gac7bfd610 1920
Imagem: Christel SAGNIEZ/Pixabay 

Segundo a pesquisa, parasitas também fazem parte da lista de organismos criticamente ameaçados pelo aquecimento global. Ainda, os autores buscam agora avaliar as populações parasitárias em outros ecossistemas. Isso é de extrema importância para mapear as espécies mais criticamente ameaçadas.

Importância dos parasitas para o ecossistema

Pensando na espécie humana, organismos parasitários são um problema sério, e o desaparecimento deles é um benefício. Contudo, as teias ecológicas ao redor do mundo dependem do parasitismo.

Quando um animal sofre a ação de um parasito, ele fica mais suscetível à ação de predadores e carniceiros. Ou seja, a doença parasitária aumenta a disponibilidade de alimento para estes níveis da cadeia alimentar. Assim como predadores são essenciais para um ecossistema saudável, parasitas também são.

Tendo isso em vista, estes organismos ajudam a manter os números de populações mais estáveis e, consequentemente, o ecossistema mais saudável. Contudo, mais uma vez a mudança climática está interferindo – mesmo que indiretamente – na dinâmica natural do planeta.

Compartilhar