Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Para prosperar nas cidades, raposas estão se tornando domesticáveis

Raposas estão se tonando mais domesticáveis para sobreviver
Crédito: Sean Page

Em muitos lugares, as raposas passaram a se estabelecer aos arredores das cidades. E para sobreviver ao ambiente urbano, elas estão se adaptando. Um estudo publicado na revista Proceedings da Royal Society B mostrou que as raposas se tornando ‘domesticáveis’, assim como os cachorros.

Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Biodiversidade, Saúde Animal e Medicina Comparada da Universidade de Glasgow, realizou uma análise das diferenças entre as raposas vermelhas urbanas e rurais no Reino Unido.

Raposa da cidade em uma estrada de ferro em Berlim. Crédito: Jon Andoni Juarez Garcia

As raposas estão se tornando domesticáveis para sobreviver nas zonas urbanas.

O estudo recém publicado pode nos ajudar a entender como os cães podem ter evoluído para nossos animais de estimação atuais.

Com os bloqueios devido a crise do coronavírus, muitos animais começaram a se aventurar nas cidades. As cidades criam novos habitats para populações selvagens. Enquanto muitos não conseguem se adaptar, outros animais são especialmente bons em viver nas cidades.

LEIA TAMBÉM: Raposa viaja mais de 4 mil quilômetros sozinha até o Canadá

As raposas vermelhas são predominantes em várias cidades do Reino Unido e em outros lugares onde se tornaram bem estabelecidas.

Raposas estão se tonando mais domesticáveis
Aspectos dorsal (a) e ventral (b) de uma raposa vermelha, Vulpes vulpes , crânio. Fotografias: Neil McLean (copyright National Museums Scotland).

Se perguntando se essa mudança no estilo de vida estava relacionada a diferenças adaptativas entre as populações urbanas e rurais de raposas vermelhas, os pesquisadores avaliaram os crânios de centenas de raposas encontradas em Londres e nos arredores. Com isso eles observaram que as raposas urbanas tinham uma caixa craniana menor, mas também formas diferentes de focinho que os ajudariam a forragear dentro de habitats urbanos. Havia também menos diferença entre machos e fêmeas em raposas urbanas.

VOCÊ PODE GOSTAR: Seu cachorro realmente vai tentar te ajudar se você estiver em perigo

Segundo os pesquisadores essas mudanças coincidiram com o que seria esperado durante um processo de domesticação.

As raposas têm muitos a nos dizer sobre a evolução

Embora as raposas urbanas certamente não sejam domesticadas, elas estão mudando de maneira a aproximá-las do que é visto em muitos animais domesticados. Estão se tornando mais parecidas com os cães domesticados à medida que se adaptam ao ambiente.

Raposas vivendo nas cidades
As raposas estão se tornando domesticáveis para sobreviver nas zonas urbanas. (Imagens: Sean Page)

Os pesquisadores das Universidades de Bristol, Edimburgo e Massachusetts e Museus Nacionais da Escócia decidiram testar se as diferenças encontradas entre as raposas vermelhas urbanas e rurais tinham alguma semelhança com o que é encontrado em diferentes espécies de raposas.

O estudo mostrou que a maneira como as raposas urbanas e rurais diferiam correspondia a um padrão de evolução das raposas ocorrido ao longo de milhões de anos.

Embora a quantidade de mudança não seja tão grande, isso mostrou que essa recente mudança evolutiva nas raposas depende de tendências profundas de como as raposas podem mudar.

O estudo foi publicado na Proceedings da Royal Society B, clique aqui e confira.

No dia 18 de fevereiro de 2021, a sonda Perseverance da NASA pousou na cratera de Jezero, na superfície de Marte. No entanto, o...