Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Para prosperar nas cidades, raposas estão se tornando domesticáveis

Raposas estão se tonando mais domesticáveis para sobreviver
Crédito: Sean Page

Em muitos lugares, as raposas passaram a se estabelecer aos arredores das cidades. E para sobreviver ao ambiente urbano, elas estão se adaptando. Um estudo publicado na revista Proceedings da Royal Society B mostrou que as raposas se tornando ‘domesticáveis’, assim como os cachorros.

Uma equipe de pesquisadores do Instituto de Biodiversidade, Saúde Animal e Medicina Comparada da Universidade de Glasgow, realizou uma análise das diferenças entre as raposas vermelhas urbanas e rurais no Reino Unido.

Raposa da cidade em uma estrada de ferro em Berlim. Crédito: Jon Andoni Juarez Garcia
Raposa da cidade em uma estrada de ferro em Berlim. Crédito: Jon Andoni Juarez Garcia

As raposas estão se tornando domesticáveis para sobreviver nas zonas urbanas.

O estudo recém publicado pode nos ajudar a entender como os cães podem ter evoluído para nossos animais de estimação atuais.

Com os bloqueios devido a crise do coronavírus, muitos animais começaram a se aventurar nas cidades. As cidades criam novos habitats para populações selvagens. Enquanto muitos não conseguem se adaptar, outros animais são especialmente bons em viver nas cidades.

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM: Raposa viaja mais de 4 mil quilômetros sozinha até o Canadá

 As raposas vermelhas são predominantes em várias cidades do Reino Unido e em outros lugares onde se tornaram bem estabelecidas.

Raposas estão se tonando mais domesticáveis
Aspectos dorsal (a) e ventral (b) de uma raposa vermelha, Vulpes vulpes , crânio. Fotografias: Neil McLean (copyright National Museums Scotland).

Se perguntando se essa mudança no estilo de vida estava relacionada a diferenças adaptativas entre as populações urbanas e rurais de raposas vermelhas, os pesquisadores avaliaram os crânios de centenas de raposas encontradas em Londres e nos arredores. Com isso eles observaram que as raposas urbanas tinham uma caixa craniana menor, mas também formas diferentes de focinho que os ajudariam a forragear dentro de habitats urbanos. Havia também menos diferença entre machos e fêmeas em raposas urbanas.

VOCÊ PODE GOSTAR: Seu cachorro realmente vai tentar te ajudar se você estiver em perigo

Continua depois da publicidade

Segundo os pesquisadores essas mudanças coincidiram com o que seria esperado durante um processo de domesticação.

As raposas têm muitos a nos dizer sobre a evolução

Embora as raposas urbanas certamente não sejam domesticadas, elas estão mudando de maneira a aproximá-las do que é visto em muitos animais domesticados. Estão se tornando mais parecidas com os cães domesticados à medida que se adaptam ao ambiente.

Raposas vivendo nas cidades
As raposas estão se tornando domesticáveis para sobreviver nas zonas urbanas. (Imagens: Sean Page)

Os pesquisadores das Universidades de Bristol, Edimburgo e Massachusetts e Museus Nacionais da Escócia decidiram testar se as diferenças encontradas entre as raposas vermelhas urbanas e rurais tinham alguma semelhança com o que é encontrado em diferentes espécies de raposas.

O estudo mostrou que a maneira como as raposas urbanas e rurais diferiam correspondia a um padrão de evolução das raposas ocorrido ao longo de milhões de anos.

Continua depois da publicidade

Embora a quantidade de mudança não seja tão grande, isso mostrou que essa recente mudança evolutiva nas raposas depende de tendências profundas de como as raposas podem mudar.

O estudo foi publicado na Proceedings da Royal Society B, clique aqui e confira.

Continua depois da publicidade
Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.


Populares hoje

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...

Notícia

No dia 18 de fevereiro de 2021, a sonda Perseverance da NASA pousou na cratera de Jezero, na superfície de Marte. No entanto, o...