Paleontólogos descobrem nova espécie de dinossauro com tripas preservadas em fóssil

Felipe Miranda
Imagem: Wang, Cau, Guo, Ma, Qing & Liu, 2022

Mais de 120 milhões de anos atrás, um feroz dinossauro carnívoro semelhante a um pássaro viveu onde hoje é China. Um dia, ele foi morto de levado para um lago, onde morreu e tornou-se um importante fóssil, com uma boa preservação de seus restos intestinais.

O estudo que descreve a nova descoberta foi publicado pelos pesquisadores chineses em um artigo de acesso aberto no periódico Scientific Reports. Além de reportar um intestino especialmente conservado no fóssil, o estudo descreve uma nova espécie de dinossauro, o Daurlong wangi.

“A preservação excepcional neste espécime inclui uma grande camada azulada no abdômen, que representa uma das poucas ocorrências de restos intestinais entre os dinossauros não aviários”, explicam os cientistas no abstrato do artigo.

A camada azulada referida pelos pesquisadores é o que os entregou que havia algo de especial naquela descoberta. O fato de estar tão conservado traz aos pesquisadores uma análise importante em relação aos dinossauros dromaeossaurídeos. Os dinossauros da família, conforme os pesquisadores, eram conhecidos por sua ecologia predatória com peixes, mamíferos e até mesmo outros dinossauros integrando sua alimentação.

A descoberta fornece novos caminhos e um nível de detalhes que permite, aos cientistas, uma análise valiosa em relação a evolução intestinal dos dinossauros e das aves, que descendem dos velhos e extintos amigos dinossauros.

“Aqui, descrevemos um novo dromeossaurídeo do Cretáceo Inferior da localidade de Pigeon Hill, Mongólia Interior (China), que mostra o primeiro caso de preservação intestinal em uma linhagem terópode muito próxima da ancestralidade de aves”, diz a introdução do estudo.

41598 2022 24602 Fig1 HTML 1
Detalhes da conservação do animal. Imagem: Wang, X. et al. Scientific Reports

A preservação dos tecidos moles (cerca de metade de um corpo) é rara em fósseis de quaisquer espécies animal. “Este é o primeiro caso entre os dromaeossaurídeos”, disse ao LiVeScience coautora do estudo, Andrea Cau, paleontóloga independente que vive hoje em Parma, na Itália.

Essa preservação é tão rara poque ela necessita de condições especiais de fossilização. Na verdade, mais do que especiais, essas condições precisam ser perfeitas. As bactérias não devem comer os tecidos moles – o que é bem difícil, já que eles são mais delicados. Esse dinossauro foi enterrado rapidamente após a sua morte em sedimentos finos e macios no fundo da água. Dessa forma, ele permaneceu em um local com um baixo teor de oxigênio e, portanto, as bactérias aeróbicas (que respiram) não poderiam sobreviver para realizar a decomposição do dinossauro, e seus restos foram mineralizados, tornando-se fósseis.

A área onde ele foi encontrado é chama de Biota Jehol, na Mongólia Interior, uma região autônoma pertencente à China. A Boita Jehol conserva organismos do ecossistema da atual China entre 133 e 120 milhões de anos atrás, período correspondente a uma parte do Cretáceo Inferior. A área apresenta uma série de fósseis um ótimo estado de conservação, muitos dos quais com articulações, preservação de tecidos moles, além de outros detalhes importantes para a paleontologia.

“A Biota Jehol do Cretáceo Inferior, do nordeste da China, forneceu uma rica diversidade de dromeossaurídeos”, dizem os pesquisadores no artigo.

Os Dromeossaurídeos

Os Dromeossaurídeos, uma família também conhecida como ‘aves de rapina’, eram dinossauros pequenos, com penas e carnívoros. Os dinossauros não só se relacionam à evolução das aves, como eram emplumados. Além disso, outro ponto é que os dinossauros carnívoros, via de regra, não possuíam um tamanho tão grande. Geralmente, os dinossauros de tamanhos maiores eram herbívoros.

O grupo dos dromaeossaurídeos percorreu o solo terrestre por um bom tempo – desde o período Jurássico Médio (há 167 milhões de anos) até o final do Cretáceo (há 66 milhões de anos) – época em que os dinossauros foram extintos do planeta Terra após a queda do devastador asteroide que desequilibrou toda a cadeia alimentar o planeta.

Apesar de sabermos pouco sobre os dromeossaurídeos, alguns dos integrantes da família são dinossauros bastante famosos na cultura popular. Entre eles está, por exemplo, o velociraptor.