Paleontólogos descobrem fósseis de fungo de um bilhão de anos no Canadá

Damares Alves
Microfotografia de Ourasphaira giraldae. Crédito da imagem: Loron et al, doi: 10.1038 / s41586-019-1217-0.

“Os fungos são componentes essenciais dos ecossistemas modernos e estão entre os primeiros vestígios da vida a colonizar os continentes”, disse Corentin Loron, da Universidade de Liège, e seus colegas.

“Até hoje, os primeiros fungos fósseis são espécimes de 410 milhões de anos da Escócia e esporos de fungos glomeromicóticos de Wisconsin que datam de 450 milhões de anos atrás, no período Ordoviciano.”

“Os fungos fósseis de 1 a 0,9 bilhão de anos (da Era Proterozóica) da Formação da baía Grasssy são mais antigos do que esses fósseis relatados anteriormente em mais de meio bilhão de anos.”

Os paleontologistas descobriram microfósseis abundantes de um fungo chamado Ourasphaira giraldae.

Estes espécimes fossilizados têm uma parede feita de quitina , um composto fibroso que forma as paredes das células fúngicas.

“Esses microfósseis de paredes orgânicas consistem em filamentos multicelulares e ramificados com esferas terminais”, disseram os cientistas.

“Os exames de luz transmitida e microscopia eletrônica de varredura (SEM) mostram paredes lisas e não decoradas de filamentos e esferas.”

“Imagens de microscopia eletrônica de varredura também revelam a presença de microfibrilas localmente bem preservadas e entrelaçadas (aproximadamente 15–20 nm de espessura) que compõem as paredes”.

image 7215e Ourasphaira giraldae

“Análises ultraestruturas usando microscopia de transmissão de elétron mostram que os micro fósseis achatados são ocos, com uma parede de dupla camada que consiste de uma camada espessa e densa de elétrons interna e fina e tênue externamente.”

Essa combinação de morfologia complexa, ramificação em ângulo reto, multicelularidade,  ultraestrutura de parede de dupla camada, recalcitrância composicional e tamanho relativamente grande permite a colocação inequívoca da gafa de Ourasphaira entre eucariotos. ”

“Juntos, eles indicam a presença de um complexo citoesqueleto, que está ausente em procariontes”.

Os fungos existentes são principalmente terrestres, embora algumas formas marinhas sejam conhecidas.

Porque Ourasphara giraldae é preservada em xisto estuarino de águas rasas da Formação da Baía Grassy, ​​este fungo pode ter vivido em um ambiente aquático. O fungo também pode ter sido transportado para este ambiente aquático  a partir de terra ou de nichos marinhos.

“A posterior colonização de fungos terrestres pode ter precedido e auxiliado a colonização da terra pelas plantas através de simbioses e pelo processamento do solo, o que teria proporcionado nichos ecológicos, melhorado o substrato, absorção de nutrientes e aumento da produtividade aérea”, disseram os pesquisadores.

“À medida que os estudos multidisciplinares das assembleias fósseis do Proterozóico progridem, prevemos que mais fungos fósseis e outros eucariotos iniciais serão descobertos e melhorará nossa compreensão da evolução da biosfera inicial.” [Nature]