Os 5 países que mais produzem ouro

Milena Elísios

O ouro é um dos elementos mais raros do mundo — ele representa apenas 0,001 a 0,006 partes por milhão da crosta terrestre. O ouro também é um dos ativos de reserva mais importantes em todo o mundo, uma vez que não tem preocupações de crédito ou contraparte e funciona como uma fonte de confiança em uma nação e em todas as circunstâncias econômicas.

De acordo com o US Geological Survey (USGS), em 2021, a produção nas minas de ouro em todo o mundo chegou a aproximadamente 3.000 toneladas métricas (MT), quase no mesmo nível do ouro extraído em 2020. A China é o maior produtor de ouro do mundo. A produção da chinesa aumentou de 320 toneladas métricas em 2009 para 370 toneladas métricas em 2021.

Na lista abaixo, examinamos os principais países que mais produzem ouro no mundo.

1. China

  • 370 toneladas métricas

A China está no topo da lista dos países que mais produzem ouro há muitos anos, com cerca de 11% da produção mundial de ouro da mina. Entretanto, a produção de ouro da China diminuiu de cerca de 400 toneladas no ano anterior, marcando o terceiro ano consecutivo em que foi registrada uma queda na produção. As regulamentações ambientais mais rígidas do governo são consideradas, em sua maioria, o fator determinante para esta tendência de queda. A maior parte das minas de ouro da China está na província de Shandong, que fica a meio caminho entre Pequim e Xangai. O China National Gold Group controla cerca de um quinto da produção.

2. Austrália

  • 330 toneladas métricas

Desde o final do século XIX, o ouro tem sido uma grande exportação para a Austrália, que se acredita ter 17% do total estimado das reservas de ouro do mundo. Tem sido o segundo maior produtor mundial de ouro na última década, logo atrás da China, e sua resistência à pandemia lhe permitiu manter uma produção regular. Alguns impactos da pandemia foram, naturalmente, inevitáveis, e os números da GlobalData mostram que a produção de ouro australiana cresceu ligeiramente em 2020, em comparação com 2019. Mas o fechamento rápido das fronteiras, as limitações e o governo federal designando as minas do país como uma indústria essencial ajudaram a indústria mineira australiana a permanecer aberta e amplamente estável.

3. Rússia

  • 300 toneladas métricas

Não é surpreendente que a Rússia estivesse pingando com ouro, uma vez que ela compõe cerca de 1/6 da área do planeta. Um espantoso 83% do ouro consumido na Europa é originário da Rússia, cuja produção tem aumentado de forma constante desde 2010. Além disso, a Rússia é o maior produtor mundial de diamantes com as maiores reservas, e possui a segunda maior reserva de platina, a quarta maior reserva de prata, e a quarta maior reserva de elementos de terras raras.

Devido às duras sanções internacionais impostas à Rússia por causa do conflito na Ucrânia, o Kremlin está buscando meios alternativos de proteger seu dinheiro. Nos próximos anos, a Rússia quer melhorar significativamente a extração de ouro doméstico. Isto será conseguido através do desenvolvimento de novas minas de ouro e da aceleração do crescimento das atuais minas de ouro. Alguns anos atrás, no entanto, apenas uma pequena porcentagem do ouro produzido na Rússia era exportada desde que o Banco da Rússia comprou a maior parte do ouro doméstico. A tendência agora mudou, e em 2020, a maior parte do ouro produzido na Rússia foi exportada.

4. Estados Unidos

  • 180 toneladas métricas

Desde 1799, quando o metal amarelo foi encontrado no estado da Carolina do Norte, o ouro tem sido extraído nos Estados Unidos. A maioria do ouro hoje produzido nos Estados Unidos é extraído das enormes minas de lixiviação a céu aberto de Nevada. O resto vem de uma série de minas de carvão e de filões no Alasca e nos estados do oeste. Três das dez maiores minas de ouro do mundo e sete das dez maiores minas dos EUA estão localizadas em Nevada, o principal estado de mineração de ouro dos EUA. De acordo com o USGS, ainda existem aproximadamente 18.000 toneladas de ouro desconhecido no país. Outras 15.000 toneladas foram encontradas, mas ainda não foram extraídas.

5. Canadá

  • 170 toneladas métricas

O ouro foi encontrado pela primeira vez no Canadá na década de 1820. A mina de ouro de Red Lake fornece a maior parte do ouro no Canadá. Nove províncias e territórios, incluindo a Colúmbia Britânica, a Nunavut e a ilha Terra Nova, todas têm minas de ouro ativas. O Canadá é atualmente o quinto maior produtor de ouro do mundo, e as explorações de ouro estão sendo conduzidas em todas as províncias e territórios.

Compartilhar