Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

Os cães entendem quando você mente para eles

Cães sabem quando mentimos
Imagem: Péter Göblyös/Pixabay

Os cães são tidos como os melhores amigos do homem há muito e muito tempo. E eles são espertos. Estudos já mostraram que a inteligência de um cão é equivalente à de uma criança de 2 a 3 anos.

Existem três tipos principais de inteligência nos cães. Primeiro, a inteligência instintiva. É determinado pela raça. A inteligência adaptativa que mede como um cão aprende com seu ambiente para resolver problemas. A inteligência de obediência e trabalho, que avalia a capacidade do cão de aprender com os humanos. Mas também existe a inteligência linguística que lhe permite aprender palavras. Ou inteligência emocional, inteligência social.

Preste mais atenção neste último tipo de inteligência. Embora não seja tão bom em compreender o que dizemos, os cães se mostram muito eficientes em perceber a emoções de seus companheiros humanos. Ele é completamente capaz de sentir quando você está feliz ou triste, quando está com medo ou com raiva.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Os cães têm um detector de mentiras?

Os nossos amigos canídeos são tão bons em perceber os nossos sentimentos, que parecem identificar muito bem quando tentamos mentir para eles. Isto foi o que mostrou um estudo publicado na revista Animal Cognition em 2015.

os cães sabem quando você está mentindo
Imagem: Erika Khan/Pixabay

No estudo, os pesquisadores pediram a um humano que escondesse uma guloseima e mostrasse o esconderijo aos cães. Em uma segunda etapa, o mesmo humano mostrou o mesmo esconderijo para os cachorros, mas, dessa vez, não havia nenhuma guloseima lá. E em uma terceira e última etapa, o humano novamente mostrou o esconderijo onde um doce estava realmente localizado.

A maioria dos cães que participaram do experimento seguiram alegremente os gestos humanos durante as duas primeiras fases do teste. Mas eles pararam de segui-los durante a terceira fase, demonstrando desconfiança.

O mais curioso é que, apesar de evitarem momentaneamente o humano que mentiu, eles, por outro lado, foram gentis o suficiente para conceder sua confiança a um novo humano quando este reiniciou o experimento nas mesmas bases. Segundo os pesquisadores, estas são evidências de uma inteligência social mais desenvolvida do que poderíamos imaginar. Uma inteligência que sem dúvida evoluiu no contato com os seres humanos.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Faça um comentário

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Mente & Cérebro

Nas últimas décadas, inúmeras pesquisas mostraram a relação entre amamentação e a saúde da criança. Sabe-se, por exemplo, que a amamentação ajuda no desenvolvimento...

Planeta & Ambiente

Nukumi, uma grande fêmea de tubarão-branco marcada no ano passado está cruzando o Atlântico já faz dois meses. De acordo com especialistas, ela pode estar...