Connect with us

Hi, what are you looking for?

Pets

Talvez os cães não entendam muito o que falamos, mostra estudo

Estudos indicam que os cães podem nunca aprender de fato a linguagem humana. (Imagem de kim_hester por Pixabay)

A comunicação entre humanos e cães já foi matéria de muitos estudos. Nos últimos anos tem havido muito debate sobre o real entendimento dos animais – principalmente cachorros – da linguagem humana. O único consenso até o momento é que os cães realmente têm uma cognição desenvolvida, alta sociabilidade e que entendem nossas expressões faciais. No entanto, pesquisadores da Universidade de Eötvös Loránd, em Budapest demonstraram que talvez nossos amigos caninos entendam muito pouco das nossas palavras.

(Imagem de Rebecca Schönbrodt-Rühl por Pixabay)

Para tanto, os pesquisadores mediram a atividade cerebral dos cães. Não se assuste, o processo foi feito de forma não invasiva por um eletroencefalograma. O exame mostrou que a reação dos cães não era muito diferente ao ouvir uma palavra conhecida e uma combinação de sílabas sem sentido, com um som parecido à da palavra conhecida. A partir disso os pesquisadores puderam concluir que é provável que os cães entendam apenas um conjunto pequeno de palavras, raramente chegando a mais de 100.

Os resultados foram, de fato, muito sugestivos. Contudo, os pesquisadores ainda não encontraram uma hipótese para provar o motivo dessa restrição no entendimento dos cães. Nesse sentido, essa característica não deve ter relação com a audição, uma vez que os ouvidos dos cães funcionam ainda melhor que o dos seres humanos.

Por que os humanos falam e os cães não?

Até os dois anos de idade, os seres humanos têm uma comunicação parecida com a dos cães. Isso porque nessa fase do desenvolvimento os bebês também ainda não são capazes de entender um conjunto de palavras muito grande. Daí vêm as palavras ininteligíveis das crianças pequenas. De acordo com os autores do estudo, a partir dos 14 meses as crianças começam a aprender que o som de cada palavra importa bastante para formar o sentido de algo.

Continua depois da publicidade
(Imagem de LUM3N por Pixabay)

Contudo, mesmo os cãezinhos mais velhos não demonstraram nenhum aumento no vocabulário ao longo do tempo. Isso sugere que os cães não passam nem de perto pelas mudanças cognitivas pelas quais os bebês humanos passam. Desse modo, nossos caninos podem se relacionar muito profundamente conosco, estabelecendo uma relação de confiança que já dura milhares de anos. Portanto, é provável que ao longo desses milhares de anos os nossos cachorros não tenham entendido o real significado do que falamos. Eles apenas reagem de forma instintiva, por causa do reforço positivo.

Ou seja, quando você diz “senta” para o seu cão, ele sabe o que fazer. Porém isso não acontece necessariamente porque ele entenda o que você fala. Ao invés disso, o cão assimilou que aquele conjunto de sons – que, mais uma vez, ele não consegue distinguir muito bem – e aqueles gestos significam que o animal deve se sentar para receber uma recompensa.

No artigo os cientistas ainda afirmaram que pesquisas futuras devem melhorar o entendimento de como funciona o processamento de palavras para os cães. Isso pode ser feito, afirma-se, utilizando também a técnica de eletroencefalograma desse estudo.

(Imagem de cocoparisienne por Pixabay)

O estudo científico foi publicado no periódico Royal Society.

Continua depois da publicidade
Mateus Marchetto
Publicado por

Aluno de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná, professor de inglês, apaixonado por ciência e divulgação científica. Me interesso principalmente pelas áreas de microbiologia, bioquímica e bioinformática.


Populares hoje

Física & Química

O urânio é um elemento químico famoso pela aplicação em usinas de energia nuclear e bombas atômicas. Esse elemento radioativo tem o número atômico...

Planeta & Ambiente

Os filmes de ficção científica sempre nos fazem imaginar acerca de como seria o mundo caso um alienígena usasse seus “poderes” contra os humanos....

Plantas & Animais

Resgatar um animal é uma tarefa bastante complicada. Agora, imagine ter que salvar uma manada de uma espécie de girafa em extinção, que estão...

Notícia

Há 20 mil anos, a Terra estava passando pela mais recente de suas eras glaciais. Devido a alterações na atmosfera do planeta, enormes coberturas...