Os 6 maiores produtores de lã do mundo

Mateus Marchetto
Imagem: OMO

A lã é um material muito importante no processo evolutivo humano, com evidências de humanos produzindo materiais provenientes há milhares de anos. A lã não é só uma escolha versátil e popular para fazer roupas, móveis, isolamento e muito mais, mas os maiores produtores de lã de hoje são responsáveis por fornecer a maioria deste tecido em todo o mundo.

Quem são esses produtores e como estão envolvidos no fornecimento de lã para o mundo? De acordo com números recentes, a China é de longe o maior produtor de lã do mundo, seguida de perto pela Austrália e Nova Zelândia. Embora os níveis de produção variem ano a ano em cada país, eles permanecem em grande parte inalterados nas quantidades mais altas anualmente — o que significa que podemos ter certeza de que a lã continuará disponível em abundância.

1. China

Depois de passar muitos anos em segundo lugar na produção de lã mundial, a China ultrapassou todos os produtores de lã e chegou ao topo do gráfico. Com aproximadamente 333 mil toneladas de lã produzidas em 2020, a China ultrapassou a Austrália e atingiu 19% da produção no mercado mundial. Com uma população tão grande, mesmo sendo a maior produtora de lã, a China ainda precisa importar centenas de toneladas de lã para suprir seu mercado interno. Grande parte dessa importação vem do segundo lugar da lista: a Austrália.

2. Austrália

Apesar de ter sido ultrapassado, o país da Oceania ainda produziu 283 mil toneladas do tecido em 2020. Com uma grande abundância de terras para a ovinocultura, o país é o maior exportador e está tradicionalmente entre os grandes produtores de lã do planeta.

3. Nova Zelândia

sheep gf3ec945a6 1280
Imagem: Tom Fløgstad via Pixabay 

Curiosamente, a Nova Zelândia tem 25 milhões de ovelhas – 5 vezes o número de sua população de humanos. Ainda que com uma área pequena, o país é conhecido internacionalmente pelos rebanhos de ovelhas e por produzir uma lã mais grossa que a de seus concorrentes. Mesmo depois de reduzir seus rebanhos pela metade nos últimos 50 anos, a Nova Zelândia atinge a produção de 151 mil toneladas do produto por ano.

4. Turquia

carpet gd8c821604 1280
Imagem: Engin Akyurt via Pixabay 

Culturalmente relacionada à produção de tecidos, a Turquia possui uma indústria têxtil fortíssima, com mais de 35.000 fábricas. Com 4% da produção global de lã, o país atingiu pouco mais de 79 mil toneladas de lã no ano de 2020. Ao contrário do que se observa na Nova Zelândia, a indústria do tecido está em crescimento no país.

5. Reino Unido

A nação que deu origem à primeira revolução industrial, movimentada pela indústria têxtil, evidentemente não ficaria de fora da lista de maiores produtores de lã do planeta. O Reino Unido atinge uma média atual de 70 mil toneladas do tecido por ano, além de um rebanho de 34 milhões de ovelhas, criadas por mais de 45 mil fazendeiros.

6. Marrocos

carpet g9cad16326 1280
Imagem: F Henry via Pixabay 

Além de serem a primeira nação africana a chegar na semifinal de uma copa do mundo, o Marrocos também carrega o título de sexto maior produtor de lã do planeta. O país do norte da África atinge 58 mil toneladas de lã anualmente e, assim como a Turquia, mostra uma crescente na produção e demanda de lã. Isso também é alavancado por uma cultura bastante relacionada com a produção de vestimentas e a maior parte do produto é utilizado na demanda do próprio país.

Compartilhar