Os 28 países mais ignorantes do mundo; Brasil é o 3°

SoCientífica
Imagem: Folha de São Paulo

Dada a força das opiniões das pessoas sobre temas públicos controversos, como desigualdade, imigração e obesidade, é possível imaginar que elas teriam pelo menos uma compreensão básica dos fatos.

O instituto de pesquisa Ipsos MORI publicou um relatório em 2015 chamado “Perigos de Percepção”. Nesse estudo, eles pesquisaram pessoas de vários países sobre a demografia dentro de suas próprias nações.

O diretor do Instituto de Pesquisa Social Ipsos MORI, Bobby Duffy, afirmou que, “em todos os 33 países do estudo, toda a população se engana muito”, dizendo que muitas vezes nós, como indivíduos, superestimamos as coisas com as quais estamos preocupados.

De acordo com a pesquisa, as pessoas acreditam que as taxas de imigração são mais altas do que realmente são. Por exemplo, os argentinos estimam que 30% de sua população é composta por imigrantes quando a realidade é de apenas 5%.

O estudo global sugere que as pessoas acreditam que os 1% mais ricos possuem quase metade de toda a riqueza de seu país, quando na verdade ela está mais próxima de um terço. Isso parece ser uma grande preocupação entre os cidadãos britânicos, que estavam mais propensos a superestimar do que outros o controle que esses plutocratas têm (59% contra 23%).

As pessoas muitas vezes subestimam a média de idade da população. Na pesquisa, as pessoas pensavam que a média de idade em seu país é de 50 anos, quando na realidade é de 37. Por exemplo, os brasileiros estimaram que a média de idade no Brasil é de 56 anos, quando na realidade é de 31.

A pesquisa da Ipsos revelou que as pessoas subestimam a crise da obesidade. O respondente médio adivinhou que 40% das pessoas estão acima do peso ou são obesas, quando o número real é de 54%. Por exemplo, os sauditas pensam que apenas um quarto de sua população luta com o peso, mas 70% o fazem.

Somando tudo isso, a Ipsos MORI chegou a um ranking que, grosso modo, dubla o “Índice de Ignorância”. E, quem recebeu a medalha de ouro foi o México; a medalha de prata a índia; e, não menos importante, o Brasil recebeu a medalha de bronze.

RankPaís
1México
2Índia
3Brasil
4Peru
5Nova Zelândia
6Colômbia
7Bélgica
8África do Sul
9Argentina
10Itália
11Rússia
12Chile
13Reino Unido
14Israel
15Austrália
16Japão
17Canadá
18Alemanha
19Países Baixos
20Espanha
21Noruega
22França
23Suécia
24Estados Unidos
25China
26Polônia
27Irlanda
28Coreia do Sul
Fonte: Ipsos MORI (Perigos da Percepção/índice da Ignorância)
Compartilhar