Os 10 países que mais produzem leite

Dominic Albuquerque
Imagem: Pixabay

Os países que mais produzem leite contribuem para a expansão da indústria, que cresce de forma estável. A produção, lucro e o comércio na indústria global de laticínios aumentaram nas últimas décadas.

Muitos países têm a tradição de produzir leite, com laticínios sendo uma parte importante da dieta de suas populações.

Com a demanda crescente de laticínios ao redor do mundo, especialmente em países desenvolvidos, os países que mais produzem leite, assim como exportadores e importadores, devem aumentar o valor e volume do setor de laticínios, levando a um crescimento do mercado global dessa indústria no futuro breve.

A indústria de laticínios é um dos setores mais importantes da agroindústria no mundo, e lida com a produção e processamento de leite animal, seja de gado, ovelha, bode, búfalo ou camelo. O leite obtido desses animais pode ser consumido e processado em diferentes tipos de laticínios, como queije, manteiga, creme e leite coalhado.

Laticínios têm vários nutrientes, como cálcio, proteínas, zinco, magnésio, vitamina D e vitamina B12, tendo um papel importante na dieta humana.

Com o aumento da demanda por laticínios na indústria alimentícia, o setor de laticínios é parte essencial do crescimento de diferentes economias ao redor do mundo.

10 maiores produtores de leite

ClassificaçãoPaísProdução milhões de toneladas
1Índia196.18
2EUA99.16
3Paquistão47.30
4Brasil35.17
5China32.67
6Rússia31.16
7Alemanha31.10
8França25.01
9Nova Zealândia21.79
10Turquia21.53
Fonte: FAO

De acordo com o relatório mais recente da FAO, a produção global de leite em 2019 alcançou 852 milhões de toneladas, crescimento de 1.4% comparado a 2018, especialmente com o aumento da produção na Índia, Paquistão, Brasil, União Europeia, Rússia e Estados Unidos, parcialmente compensado pela redução na Austrália, Turquia, Colômbia, Argentina e Ucrânia.

No conjunto dos países que mais produzem leite e suas respectivas regiões, a Ásia teve o maior aumento, seguida pela América do Norte, América do Sul, África, América Central e Caribe, com redução na Oceania.

Índia e China

A Índia ocupa o topo dentre os países que mais produzem leite, representando mais de 22% da produção total de leite anualmente. A indústria de laticínios indiana é muito fragmentada, com cerca de 70 milhões de fazendeiros de pequena escala cuidando de um pequeno número de gado e búfalos.

Os laticínios são parte importante da culinária indiana, e o consumo de produtos frescos tem expectativa de crescer 2.3% ao ano, alcançando 108kg/capita em 2028, de acordo com a FAO.

A produção também cresce devido ao aumento da coleta e processamento do leite, especialmente por cooperativas de laticínios, assim como um aumento geral da produção num setor cada vez mais organizado.

A China também é um dos países que mais produzem leite. A FAO relata que também houve aumento na produção de leite em 2019, o que resulta do aumento da eficiência de fazendas de laticínios de larga escala, e o uso de alimentos concentrados.

O processo de consolidação das fazendas continua, incluindo a realocação das fazendas para longe dos cursos d’água e dos centros urbanos, induzida por regulamentos implementados para controlar os danos ao meio ambiente.

Compartilhar