Os 10 países com as maiores proporções de imigrantes

Dominic Albuquerque
Protestos de apoio à imigração nos Estados Unidos. Imagem: Pixabay

Para as pessoas que vivem em centros urbanos cosmopolitas, é fácil superestimar a prevalência de imigrantes ao redor do mundo. Todavia, a proporção média de pessoas estrangeiras nos países é de pouco acima de 5%. Em países com população acima de 1 milhão, 1 em quatro pessoas são nascidas no estrangeiro.

Países com as maiores proporções de imigrantes

PaísPercentual de imigrantes na população
 Emirados Árabes Unidos88%
 Catar77%
 Kuwait73%
 Bahrein55%
 Omã46%
 Cingapura43%
 Arábia Saudita39%
 Jordânia34%
 Austrália30%
 Suíça29%
Nota: apenas países com uma população acima de 1 milhão foram incluídos.

Os Emirados Árabes Unidos ocupam o topo da lista, com uma grande proporção de imigrantes na população. A nação médio-oriental fica em sexto lugar no mundo em termos população total de imigrantes (8,7 milhões de pessoas).

Outros países da península arábica também estão no topo da lista. No Catar, sede da Copa do Mundo de 2022, 3 em 4 pessoas são imigrantes. A alta proporção de trabalhadores estrangeiros no país também resulta em um extremo desvio demográfico: aproximadamente 75% da população no Catar é masculina.

O único ponto fora da curva na região é o Iêmen, atingido por guerras, onde apenas 1,3% da população é de imigrantes. Fora do Oriente Médio, Cingapura e Austrália também ocupam o ranking.

Países com as menores proporções de imigrantes

PaísPercentual de imigrantes na população
 Cuba0.03%
 China0,07%
 Vietnã0,08%
 Indonésia0,13%
 Madagascar0,13%
 Myanmar0,14%
 Haiti0,17%
 Coreia do Norte0,19%
 Sri Lanka0,19%
Filipinas0,21%

Alguns países são muito atraentes a imigrantes, enquanto outros recebem pouca atenção. Isso se deve à falta de demanda ou por circunstâncias mais extremas, como guerras ou uma economia decadente. Em outros casos, as políticas de imigração também podem limitar o número de pessoas que podem ser recebidas no país.

Cuba tem o menor nível de estrangeiros em sua população. A nação caribenha dificulta bastante aos estrangeiros no país a obterem residência permanente.

A China vem em segundo. Em termos absolutos, o milhão de imigrantes na China pode ser um número alto, mas quase desaparece em comparação com a população total de 1,4 bilhão.

A imigração no Brasil

A imigração no Brasil foi um fator importante na formação da cultura e da economia do país durante séculos. Dos primeiros colonos portugueses aos milhões de imigrantes que chegaram ao Brasil desde o século XIX, o país foi moldado por uma complexa história de imigração de praticamente todos os continentes.

Os portugueses foram os primeiros europeus a chegar ao Brasil no século XVI, e sua influência tem se mantido forte desde então. Outros europeus seguiram nos séculos XVII e XVIII, e no século XIX o Brasil havia se tornado o lar de um número significativo de imigrantes alemães e italianos. No século XIX, uma onda de imigrantes japoneses também chegou, e hoje a população brasileira é composta por quase cinco milhões de pessoas de ascendência japonesa.

No século XX, a imigração no Brasil continuou a crescer à medida que milhares de europeus, asiáticos e latino-americanos vinham para o país. A imigração do Oriente Médio e da África também tem sido significativa nos últimos anos, e hoje o Brasil abriga mais de um milhão de pessoas de ascendência árabe.

A imigração de pessoas de outras partes do mundo teve um grande impacto sobre a economia e a cultura brasileiras. Os imigrantes têm contribuído para o desenvolvimento da indústria, agricultura e setores de serviços do país, e muitos imigrantes têm conseguido encontrar trabalho na economia de serviços brasileira que cresce rapidamente. A diversidade do Brasil também levou ao desenvolvimento de uma cultura vibrante, com imigrantes contribuindo para o desenvolvimento da música, arte, culinária e literatura do país.

Compartilhar