Os 10 maiores ataques terroristas da história

Dominic Albuquerque
11 de setembro.

Os maiores ataques terroristas da história ocorreram na América do Norte, América do Sul, África e Ásia, o que demonstra que esse problema não está limitado a apenas uma região do globo. Esses ataques podem marcar a história de um povo e influenciar em medidas que afetam a geopolítica a nível global.

O terrorismo é o uso da violência de maneira ilegal, especialmente contra civis, com o objetivo de intimidação, em busca de fins políticos. Normalmente, numa descrição mais estrita, refere-se também a atos cometidos por agentes não estatais ou oficiais, realizados por organizações clandestinas.

Para ser considerado como ato de terrorismo, ação deve ser violenta, o que exclui os movimentos de dissidência política, ativismo e resistência não violenta. A ação também precisa ser cometida em nome de propósitos políticos, econômicos, religiosos ou sociais.

Os atos terroristas devem ser feitos com o objetivo de terem repercussões psicológicas impactantes, que vão além das vítimas imediatas: é aí onde se cria o “terror”, através do choque, da dramaticidade envolvida.

Os maiores ataques terroristas da história

10. Voo Air India 182

image 33

O Voo Air India 182 foi um voo feito por um avião de passageiros que ia de Toronto, Canadá, para Delhi, Índia, com paradas em Montreal e Londres, no ano de 1985. O avião, um Boeing 747-237B, foi destruído com uma bomba a uma altitude de quase 9.500 m, caindo no espaço aéreo da Irlanda, no Oceano Atlântico.

O incidente matou 329 passageiros, a maioria deles cidadãos canadenses, britânicos e indianos.

9. Massacre de Gamboru Ngala em 2014

image 34

O ataque ocorreu nos dias 5 e 6 de maio de 2016, nas cidades de Gamboru e Ngala, no estado Borno, da Nigéria. Nesse período, mais de 336 pessoas foram mortas pelas milícias do Boko Haram. O ataque durou quase 12 horas, e as cidades foram quase completamente destruídas.

Os terroristas usaram fuzis de assalto AK 47 e veículos militares roubados meses antes. Eles incendiaram as cidades e abriram fogo contra os civis que tentavam fugir.

8. Atentado de Karrada em 2016

image 35

Em 3 de julho de 2016 houve um ataque coordenado em Bagdá que levou a morte de 314 pessoas, além de centenas de feridos. Antes da meia-noite, um caminhão suicida mirando muçulmanos xiitas no distrito de Karrada explodiu. A cidade estava bem movimentada devido às festividades do Ramadão.

O Estado Islâmico assumiu responsabilidade pelo ataque posteriormente.

7. Massacre de Beslan

image 36

O massacre de Beslan foi um dos maiores ataques terroristas da história, tendo início em 1 de setembro de 2004, durando três dias. Mais de 1.100 foram feitas reféns em Beslan, na Rússia, 777 crianças inclusas. Ao final do cerco, pelo menos 385 pessoas tinham sido mortas.

A crise começou quando grupos islâmicos chechenos e inguches armados capturaram uma escola em Beslan. Os terroristas exigiam o reconhecimento da independência da Chechênia e a retirada da Rússia da região. As forças russas invadiram o prédio no terceiro dia, e muitas pessoas morreram.

6. Atentados no Iraque em julho de 2013

image 37

Os atentados de 2013 ao Iraque ocorreram nas primeiras semanas de julho de 2013. Foram ataques coordenados em diversas cidades, resultando na morte de 389 pessoas, além de mais de 800 feridos.

5. Massacre de Trujillo

O massacre de Trujillo foi uma série de assassinatos que ocorreram entre 1988 e 1994 em Trujillo, cidade da Colômbia. Eles foram realizados pelo cartel Cali e paramilitares, com cumplicidade dos militares e forças policiais do país.

Cerca de 400 pessoas foram mortas, inclusive supostos guerrilheiros e sindicalistas. As vítimas foram torturadas, mortas e desmembradas. Os assassinatos buscavam servir como aviso aos simpatizantes da guerrilha.

4. Cinema Rex Fire

image 38

Um dos maiores ataques terroristas da história ocorreu em 19 de agosto de 1978, em Abadan, no Irã, matando pelo menos 422 pessoas. O ataque ocorreu quando centenas de pessoas assistiam a The Deer, filme iraniano.

O cinema foi incendiado por quatro homens. Todos que estavam dentro queimaram até a morte. O motivo exato por trás do ataque é desconhecido, mas a Revolução Iraniana foi apontada como fator chave contribuindo a esse terrível ataque.

3. Atentados no Iraque em maio de 2013

image 39

Esses ataques começaram em maio de 2013 e levaram a morte de 500 pessoas. Diversos bombardeios e tiroteios em massa nas regiões ao centro e ao norte do Iraque estiveram presentes nos atentados.

No dia 15, nove carros bomba atacaram Bagdá, mirando em cidadãos xiitas. Até o dia 21, diversos outros ataques ocorreram entre sunitas e xiitas, aumentando o número de mortos até o último dia dos atentados.

2. Atentados contra os yazidi em 2007

Os ataques ocorreram em 14 de agosto no Iraque, matando cerca de 2.996 pessoas. Eles envolveram quatro ataques suicidas em comunidades yazidi no Iraque. O ataque coordenado continha três carros e um caminhão-tanque. As explosões, além de causarem mortes diretas, também derrubaram prédios, prendendo pessoas nos destroços.

1. 11 de setembro

Os atentados do 11 de setembro são um dos maiores ataques terroristas da história. Foram quatro ataques organizados pela Al-Qaeda, cujo alvo era os Estados Unidos. Os ataques começaram no dia 11 de setembro de 2001, matando cerca de 2.996 pessoas e ferindo mais de 6.000. Os prejuízos materiais foram em mais de US$ 10 bilhões.

A perda econômica total foi de US$ 3 trilhões. O ataque envolveu quatro linhas aéreas indo para a Califórnia. Em menos de duas horas, as Torres Gêmeas de Nova York foram atingidas pelos aviões dos voos United Airlines 175 e American Airlines 11.

O voo Airlines Flight 77 atingiu o Pentágono, e o Airlines Flight 93, o último dos quatro, caiu em Stonycreek Township, embora seu destino fosse Washington, D.C.

Compartilhar