Onça-parda aparece em reserva ambiental no Rio de Janeiro; vídeo

Erik Behenck
Uma onça-parda foi vista no Rio de Janeiro. Foto: Rebio

Pela primeira vez uma onça-parda foi filmada na Reserva Biológica Estadual de Araras (Rebio), em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Conforme a administração da reserva, o isolamento social provocado pelo período em quarentena pode ter contribuído com esse avistamento.

A onça-parda é um animal que possui poucos espécimes, sendo um bicho que é muito ameaçado pelo avanço das atividades humanas, que tomam conta de seu habitat natural. Assim, o animal que em alguns lugares é chamado de puma, o segundo maior felino do Brasil, é visto em oportunidades cada vez mais raras.

Onça-parda caiu em “armadilhas” fotográficas

Na Reserva Biológica de Araras, desde 2018 é realizado um monitoramento em relação aos animais. Dessa forma, utilizam equipamentos tecnológicos para fazer os flagrantes. Assim, nesse período, várias espécies foram registradas, incluindo também pacas e cachorros do mato.

De acordo com a administração do local, é possível que o isolamento social causado pelo Novo Coronavírus tenha sido o responsável pela aparição. Ou seja, devido à redução no fluxo de pessoas nas redondezas, esse tipo de animal ficou mais à vontade.

“Acreditamos que este registro só foi possível devido à quarentena, pois é sabido que a redução das atividades humanas no interior e nos limites das Unidades contribui para o aparecimento de animais silvestres”, contou a chefe da Rebio Araras, Isabela Bernardes.

Onde vivem esses animais?

A onça-parda é chamada no Brasil ainda de suçuarana e leão-baio, sendo um mamífero carnívoro. Com isso, os machos podem pesar até 100 quilos, enquanto as fêmeas chegam no máximo aos 64 quilos. Além disso, esses animais costumam viver entre 8 anos e 13 anos.

A onça-parda é considerada o mamífero terrestre com maior distribuição geográfica, já que pode ser encontrada desde o Canadá até o extremo sul do Chile, ou seja, habita praticamente todo o continente americano.

As imagens gravadas no Rio de Janeiro foram feitas à noite, o que é comum, já que esse animal tem hábitos noturnos. Por fim, esse animal sofre muito com a caça, às vezes por retaliação a ataques contra gato ou então por esporte, em alguns territórios praticamente não existem mais exemplares.

Conheça a Reserva de Araras

A Rebio Araras é administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), assim servindo para abrigar e proteger diversas espécies já com poucos exemplares, ameaçadas de extinção ou endêmicas, com uma vasta flora. Além disso, possui 3.862 hectares de Mata Atlântica.

A onça-parda foi registrada em Petrópolis, mas a unidade de preservação se estende até Miguel Pereira. Assim como atua mantendo um espaço para os animais, o local ainda serve para garantir a preservação de ecossistemas e para a segurança hídrica, protegendo 110 nascentes.

Na reserva são liberadas apenas visitas de cunho educacional, bem como a realização de pesquisas científicas, com uma autorização prévia. Além disso, a Rebio Araras se conecta com outras duas unidades de proteção ambiental na serra fluminense.