Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Objetos de Herbig-Haro, uma das visões mais raras do universo

Os objetos de Herbig–Haro
ESA/Hubble & NASA, B. Nisini

Os objetos de Herbig-Haro são uma das visões mais raras do universo, assumindo a forma de finos jatos finos de matéria flutuando entre o gás e as estrelas circundantes. 

Estes dois objetos de Herbig-Haro, cuja imagem foi tirada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA / ESA, estão catalogados como HH46 e HH47. E foram avistados na constelação de Vela, a uma distância de mais de 1400 anos-luz da Terra. 

Antes de sua descoberta em 1977, pelo astrônomo americano RD Schwartz, o mecanismo que gerava esses objetos era desconhecido. Antes de 1997, era teorizado por Schwartz e outros que os objetos poderiam ser um tipo de nebulosa de reflexão, ou um tipo de onda de choque formada a partir do gás emitido por uma estrela interagindo com a matéria circundante. 

Publicidade. A leitura continua abaixo.

O mistério foi finalmente resolvido quando uma protoestrela, invisível nesta imagem, foi descoberta no centro dos longos jatos de matéria. Os fluxos de matéria, com cerca de 10 anos-luz de diâmetro, foram ejetados da estrela recém-nascida e violentamente impulsionados para fora a velocidades de mais de 150 quilômetros por segundo. Ao atingir o gás circundante, a colisão criou essas ondas de choque brilhantes visíveis na imagem.

Com informações de ESA Hubble.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.

Espaço

Trouxemos uma pequena seleção das mais belas fotos da superlua que iluminou os céus esta semana. Confira agora mesmo.