Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Objetos de Herbig-Haro, uma das visões mais raras do universo

Os objetos de Herbig–Haro
ESA/Hubble & NASA, B. Nisini

Os objetos de Herbig-Haro são uma das visões mais raras do universo, assumindo a forma de finos jatos finos de matéria flutuando entre o gás e as estrelas circundantes.

Estes dois objetos de Herbig-Haro, cuja imagem foi tirada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA / ESA, estão catalogados como HH46 e HH47. E foram avistados na constelação de Vela, a uma distância de mais de 1400 anos-luz da Terra.

Antes de sua descoberta em 1977, pelo astrônomo americano RD Schwartz, o mecanismo que gerava esses objetos era desconhecido. Antes de 1997, era teorizado por Schwartz e outros que os objetos poderiam ser um tipo de nebulosa de reflexão, ou um tipo de onda de choque formada a partir do gás emitido por uma estrela interagindo com a matéria circundante.

O mistério foi finalmente resolvido quando uma protoestrela, invisível nesta imagem, foi descoberta no centro dos longos jatos de matéria. Os fluxos de matéria, com cerca de 10 anos-luz de diâmetro, foram ejetados da estrela recém-nascida e violentamente impulsionados para fora a velocidades de mais de 150 quilômetros por segundo. Ao atingir o gás circundante, a colisão criou essas ondas de choque brilhantes visíveis na imagem.

Com informações de ESA Hubble.