Imagem deslumbrante mostra batalha violenta entre duas estrelas

Damares Alves
Astrônomos que usam o Atacama Large Millimeter / submillimeter Array (ALMA) detectaram uma nuvem de gás peculiar que resultou de uma batalha violenta entre duas estrelas.

Um grupo de astrônomos se deparou com os restos coloridos do que concluíram ser uma batalha violenta entre duas estrelas.

O espetáculo colorido de nuvens de gás que resultou da luta estelar foi capturada por um telescópio no Chile, o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), de acordo com o Observatório Europeu do Sul.

Os pesquisadores contam que quando a estrela principal explodiu, tornando-se um gigante vermelho, ela cresceu o suficiente para engolir a estrela mais próxima, que tinha menor quantidade de massa. Em resposta, a estrela menor entrou em espiral em direção ao núcleo da estrela gigante, mas não colidiu com ela. Em vez disso, essa manobra desencadeou a explosão da estrela maior, deixando suas camadas de gás dramaticamente dispersas e seu núcleo exposto.

As diferentes cores na imagem da ALMA representam a velocidade. O azul representa o gás que se move mais rápido em nossa direção e a cor vermelha representa o que se afasta mais rápido de nós. As estrelas em combate podem ser vistas como um ponto verde brilhante no meio da complexa estrutura de gás.

A co-autora Sofia Ramstedt, da Universidade de Uppsala, na Suécia, disse que os astrônomos conheciam os processos de morte de muitas estrelas semelhantes ao Sol, mas nunca foram capazes de explicar por que ou como isso aconteceu.

“O HD101584 nos dá pistas importantes para resolver este enigma”, disse ela.

Entretanto ainda permanecem muitas perguntas. Enquanto os telescópios foram capazes de capturar o movimento do gás ao redor do sistema estelar, as estrelas combatentes estão muito próximas uma da outra e muito distantes para que os pesquisadores possam realizar analises mais profundas.

Um novo e maior telescópio está em construção no deserto Atacama, ele permitirá que os astrônomos olhem mais de perto as duas estrelas, essas analises então poderão fornecer mais informações sobre essa grande batalha.

A pesquisa foi apresentada em um artigo publicado na Astronomy & Astrophysics, clique aqui para baixar o artigo em inglês.