Connect with us

Hi, what are you looking for?

Coronavírus

O tipo sanguíneo O pode ser proteção contra a Covid-19

(Imagem: Udesc)

O estudo sobre o tipo sanguíneo O foi realizado pela empresa 23andMe. A empresa é conhecida por fazer kits de DNA em casa que possibilitam o conhecimento da ancestralidade ou composição genética de seus consumidores.

Contudo, com a pandemia do Covid-19, a empresa aproveitou seu banco de dados dos testes de genética para fazer algumas pesquisas sobre a doença.

Sendo assim, a grande dúvida dos cientistas é sobre a disposição de algumas pessoas apresentarem sintomas graves do SARS-CoV-2, outras apresentarem sintomas moderados e, outras ainda, nenhum sintoma.

A 23andMe acreditou que esse tipo de disposição poderia estar ligado à variantes genéticas. Já que doenças como a malária e HIV são mais desenvolvidas em indivíduos que são mais suscetíveis geneticamente a elas.

Sabendo disso, a 23andMe contribuiu mais ainda para esse campo de pesquisa. A empresa publicou um estudo em 2017 que identificou quase 60 variantes genéticas associadas à suscetibilidade a uma das 17 doenças infecciosas.

O anúncio do estudo sobre a suscetibilidade da Covid-19 foi publicado em abril pela 23andMe, onde mais de meio milhão de pessoas se inscreveram para participar.

O estudo assumiu a forma de um GWAS (estudo de associação em todo o genoma). O objetivo foi identificar variantes genéticas no genoma de um indivíduo que apresenta gravidade nos sintomas da Covid-19.

Resultados iniciais

A 23andMe ainda está fazendo os estudos, mas já publicou alguns de seus resultados. Sendo assim, estes mostraram que há evidências de que o tipo sanguíneo do indivíduo, determinado pelo sistema ABO, associa diferenças na disposição a Covid-19.

(Imagem/repdoução: InfoEscola)

Portanto, para chegar à essa conclusão, a empresa analisou mais de 750.000 dados de indivíduos e comparou com os participantes da pesquisa que testaram positivo e negativo para a Covid-19. Além disso, a observação do estudo mostrou que variantes no sistema ABO foram associadas a um risco menor.

Ainda assim, a 23andMe afirma que esses estudos foram baseados em pelos menos outros dois estudos publicados por Zhao et al e Ellinghaus et al.

Em suma, é importante ressaltar que esses estudos ainda são vulneráveis a problemas de validade.

O que as pesquisas dizem sobre o tipo sanguíneo O?

O estudo mostrou que os indivíduos que testaram positivo para a Covid-19 foram menor para os indivíduos do tipo sanguíneo O, com 1,3%. Os outros tipos mostraram números maiores (tipo A= 1,4%; tipo B= 1,5%; e tipo AB= 1,5%).

Além disso, a 23andMe também realizou os estudos em um grupo de pessoas que são mais expostas a riscos do tipo sanguíneo O e dos outros tipos. Essas pessoas têm grandes chances de adquirirem o vírus, como profissionais de saúde e outros trabalhadores.

Esse estudo relatou que 3,2% dos indivíduos do tipo sanguíneo O obtiveram positivo no teste para Covid-19, enquanto o tipo A testou 3,9%, o tipo B 4% e o AB, 4,1%.

De forma generalizada, os estudos mostraram que indivíduos do tipo sanguíneo O têm a probabilidade de 9 a 18% de testarem positivo para o COVID-19, à medida que os grupos mais expostos do tipo sanguíneo O apresentam chances de 13 a 26% de testarem positivo para a doença.

Todos esses estudos foram afirmados pela 23andMe. Você pode encontrar o banco de dados que eles utilizaram clicando aqui ou aqui para saber mais sobre os estudos preliminares.

É formando de Psicologia pela Faculdade do Futuro e redator freelancer focado no estudo do ser humano, seus comportamentos e na sociedade.

Surto de vômito entre cães foi identificado por pesquisadores como um novo tipo de coronavírus canino não transmissível a humanos.

Após um documentarista divulgar imagens intrigantes acerca de um possível OVNI, o Pentágono confirmou sua autenticidade. Nas filmagens, o objeto voador estava sobrevoando um...