Connect with us

Hi, what are you looking for?

Plantas & Animais

O kiwi tem o ovo mais desproporcional da natureza

Este é o ovo mais desproporcional na natureza
Avian Conservation & Education Network

A ave kiwi (impossível confundir com a fruta) é a detentora do infeliz recorde do ovo mais desproporcional da natureza. Esta adorável ave endêmica da Nova Zelândia bota um ovo seis vezes maior que o normal para uma ave do seu porte. O ovo pode ter até 20% da massa corporal da mãe.

Com um bico alongado e pouco maior que uma galinha, a mãe kiwi põe um ovo por ano e tem o maior período de incubação de todas as aves, que é de cerca de 80 dias. Para produzir um ovo tão grande, a mamãe kiwi precisa comer três vezes mais que o normal. Mas devido ao tamanho do ovo ela é obrigada a jejuar por dois ou três dias antes da postura.

Após a postura do ovo acaba o trabalho da mãe, que sai do ninho, deixando o macho que é totalmente responsável pela incubação.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Ovo mais desproporcional da natureza
Rod Morris Photography

Mas por que o kiwi tem o ovo mais desproporcional da natureza?

Talvez o pobre kiwi tenha sido vítima de uma piada de mau gosto da evolução. Existe a teoria de que o Kiwi evoluiu de uma ave muito maior que habitou a Austrália e a Nova Zelândia na mesma época que os dinossauro. Esta explicação é muito aceita, pois, o ovo do kiwi, teoricamente deveria ser colocado por um pássaro duas ou três vezes maior como um casuar, por exemplo.

Há também uma outra teoria. O enorme ovo de kiwi poderia representar uma adaptação mais recente ao ambiente da Nova Zelândia. Em habitats estáveis ​​e previsíveis, saturados de competidores, o sucesso reprodutivo é maximizado investindo-se em descendentes mais fortes e menos numerosos do que em muitos descendentes mais fracos. 

Filhote de kiwi
Feedloader (Clickability)

O bebê kiwi nasce de um grande ovo com uma gema muito maior que os ovos comuns. Esta gema, após o nascimento, é convertida no saco vitelino. O saco vitelino garante que o filhote não precise de qualquer alimento por até dez dias depois de eclodir, após este período, o filhote sai por aí pronto pra cuidar de si mesmo.

Com informações de Australasian Science e Kiwi for Kiwi.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.