Connect with us

Hi, what are you looking for?

Saúde & Bem-Estar

O coronavírus pode danificar as células cardíacas permanentemente

quebra do músculo cardíaco
Em experimentos de laboratório, a infecção das células do músculo cardíaco com SARS-CoV-2 causou a quebra de fibras longas em pequenos pedaços, conforme mostrado na imagem.(Crédito da imagem: Gladstone Institutes)

Esse novo estudo revela resultados assustadores vistos em células cardíacas em laboratório.

O coronavírus pode cortar as fibras do músculo cardíaco em fragmentos pequenos e de tamanhos precisos.

Esse corte de fibras musculares pode danificar permanentemente as células do coração, mas foi visto em células cardíacas infectadas em placas de laboratório.

Por isso, a nova descoberta foi publicada no banco de dados de pré-impressão bioRXiv em 25 de agosto, mas não foi publicada em um periódico revisado por pares, ou comprovada que aconteça em pessoas com Covid-19.

Danos ao coração de pacientes com Covid-19

células do coração antes e depois

Os pesquisadores encontraram evidências de que um processo semelhante ao visto em laboratório pode acontecer no coração de pacientes com Covid-19.

A descoberta é diferente de tudo o que os pesquisadores já viram, porque nenhuma outra doença é conhecida por afetar as células do coração dessa forma, disse o co-autor do estudo Todd McDevitt, pesquisador sênior do Gladstone Institutes (organização de pesquisa sem fins lucrativos em San Francisco).

Ainda mais, a descoberta pode explicar como o Covid-19 inflige danos ao coração. Estudos anteriores já encontraram anormalidades cardíacas em pacientes com o coronavírus, incluindo inflamação do músculo cardíaco, mesmo em casos leves.

Como o novo estudo foi realizado?

Os pesquisadores usaram células-tronco especiais para criar três tipos de células cardíacas, conhecidas como cardiomiócitos, fibroblastos cardíacos e células endoteliais.

novo estudo sobre o coronavírus

Do mesmo modo, em placas de laboratório, essas células foram expostas ao SARS-CoV-2, o vírus que causa o Covid-19.

Desses três tipos de células, o vírus pode infectar e fazer cópias de si mesmo apenas dentro dos cardiomiócitos (ou células do músculo cardíaco).

Os cardiomiócitos contêm fibras musculares compostas por unidades chamadas sarcômeros. Sarcômeros são essenciais para as contrações musculares que produzem o batimento cardíaco.

Geralmente, esses sarcômeros se alinham na mesma direção para formar longos filamentos. Mas os estudos de laboratório revelaram que os filamentos do sarcômero foram cortados em pequenos fragmentos.

“Os distúrbios de sarcômero que descobrimos tornariam impossível para as células do músculo cardíaco baterem adequadamente”, disse o coautor do estudo, Dr. Bruce Conklin, também pesquisador sênior do Gladstones Institutes.

Descobertas em laboratório podem não se traduzir na vida real

coração e coronavírus

As descobertas foram realizadas em laboratório e os pesquisadores analisaram amostras de autópsia de tecido cardíaco de três pacientes com Covid-19.

Nesses pacientes, os filamentos do sarcômero estavam desordenados e reorganizados – um padrão semelhante, mas não igual ao que foi visto nos experimentos de laboratório.

Mais estudos são necessários para verificar se essas alterações do sarcômero vistas nas células cardíacas são permanentes.

Ao mesmo tempo, os autores observam que os cientistas precisam realizar um processo especial para ver os sarcômeros e isso geralmente não é feito em processos de autópsia.

McDevitt espera que o trabalho realizado motive médicos a revisar as amostras de seus pacientes para começar a procurar por esses recursos, porque esse achado pode ter sido esquecido até agora.

No dia 18 de fevereiro de 2021, a sonda Perseverance da NASA pousou na cratera de Jezero, na superfície de Marte. No entanto, o...