Connect with us

Hi, what are you looking for?

Planeta & Ambiente

Nyiragongo: um desastre iminente com milhares de mortos?

Quase 400.000 fogem da cidade da República Democrática do Congo com medo de que o vulcão Nyiragongo possa entrar em erupção novamente.

Nyiragongo
(Nina R./Domínio público)

A cidade de Goma, no leste da República Democrática do Congo, estava assustadoramente deserta depois que quase 400.000 de seus habitantes fugiram após os avisos de que o vulcão Monte Nyiragongo pode entrar em erupção novamente.

As autoridades da República Democrática do Congo, assessoradas por vulcanólogos, iniciaram a evacuação de grande parte da cidade de Goma. As observações levantam temores de uma nova erupção que poderia ocorrer no Lago Kivu, que poderia liberar dióxido de carbono massivo.

Fenômenos, como forte atividade sísmica, rachaduras na cidade de Goma e medições de deformação do solo na região sugerem que a retomada pode ocorrer. Mas existe a preocupação de que, assim como no fim de semana passado, não haja sinais reais de alerta para a ocorrência de um escoamento de lava.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Na dúvida e perante os riscos, o princípio da precaução é imprescindível e ordenada a evacuação quase total da cidade de Goma, que tem 600 mil habitantes. De fato, para explicar as manifestações que já estão sendo observadas, podemos suspeitar da presença de movimentos de magma sob a área urbana de Goma e sob o Lago Kivu.

Se for esse o caso, podemos imaginar um cenário de desastre terrível. Sabemos que, por vários motivos, as camadas de águas profundas do Kivu são ricas em dióxido de carbono e metano . A solubilidade desses gases e a pressão das colunas de água superiores do lago mantêm esses gases em solução e nas profundezas.

Mas um aumento na temperatura causado por uma efusão de lava nos baixios de Kivu poderia desestabilizar essas águas profundas e causar uma liberação repentina de CO² e CH³. O CO² é particularmente preocupante porque a erupção é considerada límbica com a liberação de dióxido de carbono por uma descompressão repentina das águas profundas subindo para a superfície, como aconteceu com o Lago Nyos em Camarões em 1986 e que causou mais de 1.700 vítimas.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Milena Elísios
Publicado por

Graduada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e divulgadora científica por paixão. Aqui na SoCientífica abordo sobre temas variados, mas sempre guiados por boa pesquisa e o rigor científico.

Faça um comentário

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.