Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Novo planeta descoberto do tamanho da terra é apelidado de “pi”

Planeta Pi
Pesquisadores do MIT encontraram um "planeta pi". (Imagem: NASA/Caltech)

Cientistas descobriram um planeta do tamanho da Terra com período de translação de 3,14 dias – próximo à constante matemática pi (π). Devido a essa característica, o planeta foi apelidado de “planeta pi”.

Os primeiros sinais do planeta foram coletados em 2017, durante a missão K2 da NASA, com o Telescópio Kepler.

“Planeta pi” confirmado depois de 3 anos

O novo planeta descoberto se chama oficialmente K2-315b e ele está a 186 anos-luz da Terra. Os pesquisadores o detectaram em 2017, mas a confirmação de que realmente é um planeta aconteceu somente em 2020.

Os pesquisadores do MIT estimam que ele tenha um raio próximo ao da terra – cerca de 0,95 do raio do nosso planeta. No entanto, ele orbita uma estrela fria e pequena, com aproximadamente um quinto do tamanho do sol. O ano do planeta dura 3,14 dias terrestres, e gira a uma alta velocidade de 81 km/s. Isso corresponde a cerca de 2,7 vezes a velocidade da terra – 30 km/s. É o que revelou um artigo publicado no Astronomical Journal intitulado “π Earth” (Terra pi).

Os cientistas suspeitam que K2-315b seja um planeta com superfície terrestre, como a Terra. Mas o planeta pi provavelmente não é habitável, pois o planeta se aproxima muito de sua estrela, durante o curso da órbita. Dessa forma, a temperatura da superfície do planeta pode chegar até por volta de 180 °C.

Um dos autores do estudo, Prajwal Niraula, disse que isso impediria o planeta de ser habitável.

Mas além da curiosa relação com a constante matemática pi, o planeta pode ser interessante também para futuros estudos de atmosfera.

Como eles detectaram o curioso planeta

Os pesquisadores são membros da “Pesquisa por planetas habitáveis ​​eclipsando estrelas ultrafrias” ou SPECULOOS. O projeto tem a finalidade de encontrar planetas semelhantes à Terra em torno de anãs ultrafrias que estejam próximas. Essas são estrelas pequenas e fracas que oferecem aos astrônomos uma chance melhor de localizar um planeta em órbita e caracterizar sua atmosfera.

Assim, eles contam com quatro telescópios que varrem o céu do deserto do Atacama, no Chile. Recentemente, a rede adicionou um quinto telescópio, chamado Artemis – um projeto que foi liderado por pesquisadores do MIT.