Nova pesquisa agrícola desafia os entendimentos tradicionais sobre culturas de cobertura

Estudo revela que as raízes de culturas de cobertura mistas crescem mais finas do que as de culturas de cobertura simples, desafiando as práticas e os entendimentos agrícolas tradicionais.

Imagem: Universidades de Bonn, Kassel e Göttingen

Em uma reviravolta surpreendente nas práticas agrícolas estabelecidas, um estudo recente realizado por pesquisadores das Universidades de Bonn, Kassel e Göttingen descobriu que as culturas de cobertura mistas têm raízes mais finas do que as culturas de cobertura simples.

As culturas de cobertura são geralmente plantadas após a colheita principal para evitar a erosão do solo e a lixiviação de nutrientes. Elas também desempenham um papel essencial na estabilização da estrutura do solo. As suposições comuns sustentavam que as misturas de diferentes culturas de cobertura resultariam em um enraizamento particularmente intenso. No entanto, esse estudo, publicado na revista Plant and Soil, contradiz essas crenças de longa data.

“Essas culturas geralmente não são colhidas, mas simplesmente morrem durante os primeiros dias de geada”, explica Roman Kemper, pesquisador da Universidade de Bonn. “No entanto, elas são extremamente importantes para a agricultura econômica.”

Os pesquisadores testaram culturas de cobertura de rabanete, centeio de inverno e trevo vermelho. Essas plantas foram semeadas como culturas de cobertura simples ou mistas, e os cientistas examinaram posteriormente como as raízes haviam penetrado no solo em diferentes profundidades no final do outono.

“Ficamos surpresos com os resultados”, enfatiza Kemper. “Efeitos particularmente positivos foram observados nos campos onde o rabanete e o centeio de inverno foram semeados sozinhos.”

Ao contrário do que se esperava, a massa total da raiz não aumentou quando o rabanete foi plantado junto com o centeio de inverno. Embora as raízes do rabanete de enraizamento mais profundo tenham penetrado mais intensamente nos níveis mais baixos do solo no cultivo misto do que nas plantações puras, essas raízes eram significativamente mais finas, resultando em nenhum aumento geral na massa da raiz.

O processo de pesquisa envolveu uma quantidade significativa de trabalho laborioso. Centenas de amostras de solo tiveram que ser coletadas para o estudo, cada uma delas meticulosamente limpa com pinças para remover até mesmo os menores pedaços de sujeira ou contaminação das raízes. Em seguida, cada raiz foi escaneada, seca e pesada.

“Até agora, foram realizadas apenas pesquisas rudimentares sobre o desempenho do enraizamento de nossas culturas arvenses”, diz Kemper. “Isso significa que ainda há muitas coisas novas a serem descobertas.”