Nova espécie de invertebrado com 20 braços é descoberta na Antártica

Elisson Amboni
Imagem: Invertebrate Systematics

Um grupo de cientistas marinhos confirmou recentemente a existência de várias novas espécies de animais na Antártica. Entre essas descobertas está um invertebrado que se assemelha a um morango, mas com 20 braços. Esses animais são conhecidos como Promachocrinus e são amplamente relacionados a estrelas-do-mar, pepinos-do-mar e outros equinodermos.

Até agora, apenas uma espécie, chamada Promachocrinus kerguelensis, havia sido identificada como pertencente a esse gênero. No entanto, os cientistas do Scripps Institution of Oceanography, da Universidade da Califórnia em San Diego, analisaram espécimes relevantes coletados durante uma série de expedições ao Oceano Antártico entre 2008 e 2017 e descobriram sete outras espécies de Promachocrinus, incluindo quatro que nunca haviam sido nomeadas por cientistas.

Promachocrinus fragarius
Imagem: Invertebrate Systematics

O mais impressionante dessas novas descobertas é Promachocrinus fragarius, apelidado de “estrela-de-penas-de-morango”. O corpo central “parecido com um morango” do animal tem 20 braços que se estendem a partir dele, e sua cor natural pode variar de “purpúreo” a “vermelho-escuro”. Acredita-se que viva em algum lugar entre 65 e 1.000 metros de profundidade.

Os cientistas foram capazes de categorizar corretamente esses animais adicionais do gênero Promachocrinus através da análise do DNA e da forma do corpo dos animais. Suas descobertas foram publicadas na revista Invertebrate Systematics em julho deste ano.

Embora essas descobertas sejam emocionantes, os autores observam que ainda há muito a ser aprendido sobre a vida marinha na Antártica e que são necessárias mais pesquisas para entender completamente a biodiversidade da região.