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Noruega vai gastar US$ 315 milhões no primeiro túnel para navios do mundo

A construção do Túnel de Barcos Stad, permitindo acomodar navios de cruzeiro e de carga com peso até 16.000 toneladas, poderá ficar pronta em 2023. (Crédito: Snøhetta/Administração Costeira da Noruega)

A Noruega está adotando novas medidas para tornar mais segura a navegação em seu litoral construindo um túnel suficientemente grande para navios, o primeiro túnel desse tipo no mundo. O túnel naval estará localizado no ponto mais estreito da península de Stadlandet, onde o clima tem sido considerado durante décadas um obstáculo para a navegação no país.

A construção do Stad Ship Tunnel, que será capaz de acomodar navios de cruzeiros e de carga de até 16.000 toneladas, deve começar em 2019 e que poderá ficar pronto até 2023. Ele terá 1.700 metros (5.610 pés) de comprimento, 36 metros (118 pés) de largura e 49 metros (162 pés) de altura e estima-se que o custo total da implantação do projeto será de pelo menos 2,7 bilhões de coroas, o que equivale a 315 milhões de dólares.

O Stad Ship Tunnel, projetado por escritório de arquitetura Snøhetta, será implantado atravessando a península Stadlandet, se estendendo nas proximidades da região de Selje. Um mirante será construído sobre o ponto de acesso do túnel, permitindo que visitantes assistem aos navios enquanto esses passam. O túnel naval ligará a baía de Kjødepollen, mais ou sul, ao fiorde Moldefjorden (veja mapa abaixo).

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Acredita-se que será possível cinco navios por hora atravessarem o túnel (Fonte: NCA)

Representação artística da futura vista do continente do Stad Ship Tunnel (Crédito: Snøhetta /Administração Costeira da Noruega)

A região de Stad foi escolhida por ser uma área de condições particulares de navegação. Devido à sua exposição a condições climáticas ferozes, o farol próximo Kråkenes registra entre 45 e 106 dias de tempestade por ano. Assim, a ideia é que o túnel norueguês para navios propicie maior segura à navegação, principal meta do projeto, já que permitirá aos navios desviarem de uma das partes mais traiçoeiras da navegação costeira norueguesa, o Mar de Stadhavet.

O ministro norueguês dos Transportes, Ketil Solvik-Olsen, disse nessa quarta-feira (05) que as correntes marítimas e a topografia submarina nesta parte da costa sudoeste do país “resultam em condições marítimas particularmente complexas”.

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Representação de vista da região com a implantação do Stad Ship Tunnel concluída (Crédito: Snohetta/Administração Costeira da Noruega)

“A combinação de ventos, correntes e ondas em torno desta parte do litoral tornam esta região um local particularmente exigente da costa norueguesa”, observou a Unidade de Administração Costeira da Noruega ao anunciar o projeto. As características ali também causam ondas pesadas por vários dias consecutivos, ainda que o vento tenha diminuído. Isso provoca condições de navegação difíceis, mesmo em dias com poucos ventos.

 

“Estamos satisfeitos que o túnel para os navios agora se tornará realidade”, disse Solvik-Olsen, acrescentando que o tempo de viagem entre cidades norueguesas e cidades na área será reduzido. “Ao longo dos anos, os planos para um túnel naval em Stad eram incertos, mas agora o projeto e a aprovação financeira estão prontos”, disse ele.

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Nesta imagem de computador fornecida pela Administração Costeira Norueguesa, uma balsa se aproxima da entrada de um túnel para navios. (Créditos: Snøhetta / Administração Costeira Noruega)

Nesta imagem de computador navio passa pelo túnel Stad Ship Tunnel, cuja principal missão é tornar mais segura a navegação de cabotagem na Noruega. (Créditos: Snøhetta / Administração Costeira Noruega)

O projeto foi anunciado pela primeira vez em 2015, mas no final do ano passado, Terje Andreassen, gerente de projeto da administração costeira, disse: “Em uma paisagem tão delicada, o túnel tem que ser mais do que apenas uma intervenção na natureza. Estamos colocando muito esforço em torná-lo esteticamente atraente.”

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O túnel naval ligará a baía de Kjødepollen, mais ou sul, ao fiorde Moldefjorden.

Usando a rota nova, os capitães poderiam evitar o litoral perigoso da península do Stad. O tempo tempestuoso da região e a topografia subaquática variada criam condições severas que podem levar naufrágios. Os navios atualmente têm que esperar passar as tempestades para seguir viagem ao longo da costa, mas o novo túnel permitiria que até cinco barcos contornassem a região em uma hora.

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Impressão artística de um cruzeiro que viaja através do túnel (Crédito: Snøhetta/Administração Costeira da Noruega)

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Entenda como é e como ficará a navegação na região da Península Stad

Andreassen informou ainda que os engenheiros terão que explodir cerca de oito milhões de toneladas de rocha para construir o túnel.

De acordo com o planejado, quando em operação, a administração do túnel dará prioridade ao tráfego de passageiros, mas barcos de lazer e outros navios também poderão usá-lo. E a travessia sairá gratuita para embarcações com menos de 70 metros (230 pés) de comprimento. Já embarcações mais compridas do que aquelas deverão ser conduzidas pelo trajeto subterrâneo.

Os navios que farão uso através do túnel provavelmente obterão tempo de travessia, controlado por um centro de tráfego — como aviões em um aeroporto — para evitar acidentes e, consequentemente, congestionamentos.

Capturar

E para aqueles imaginando os acidentes que podem ocorrer quando dois navios de cruzeiro de 17.000 toneladas se encontram no meio, a Administração Costeira Norueguesa informa que serão instalados “semáforos” em ambas as entradas para evitar que esse tipo de acidentes navais ocorram.

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Referências:

  1. LILLEHEIM, Pål Are. Norwegian Coastal administration will build the world’s first ship tunnel. Disponível em:<http://kystverket.no/en/News/nca-will-build-the-worlds-first-ship-tunnel/>. Acesso em: 06 abr. 2017.
  2. APC, The Guardian. Move over Suez, hello Stad – Norway to build world’s first tunnel for ships. Disponível em:<https://www.theguardian.com/world/2017/apr/06/move-over-suez-hello-stad-norway-to-build-worlds-first-tunnel-for-ships>.  Acesso em: 06 abr. 2017.
  3. OLSEN, Jan M. Norway will build the world’s first ship tunnel. Disponível em: <http://abcnews.go.com/International/wireStory/norway-build-worlds-ship-tunnel-coast-46617099>. Acesso em: 06 abr. 2017.
  4. PERRY, Juliet. Norway to spend $315M on world’s first ship tunnel. Disponível em: <http://edition.cnn.com/2017/04/06/europe/ship-tunnel-norway/>. Acesso em: 06 abr. 2017.
  5. MAIRS, Jessica. Snøhetta designs terraced stone entrances for Norway’s huge Stad Ship Tunnel. Disponível em: <https://www.dezeen.com/2017/03/28/snohetta-stad-ship-tunnel-terraced-stone-arches-norway-news/>. Acesso em: 06 abr. 2017.
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Mestrando em Estudos Ambientais pela UCES, Buenos Aires. Graduado em Engenharia Civil e pós-graduado em Gestão Pública e Controladoria Governamental. Com interesse por ciência, tecnologia, filosofia, desenvolvimento sustentável e diversas outras áreas do conhecimento humano.

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