Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

‘Domínio do Rei Escorpião’: o nome de local mais antigo do mundo

nome de local mais antigo do mundo foi achado no Egito
(Ludwig Morenz)

Qual é o símbolo de nome de local mais antigo do mundo? Pesquisadores encontraram uma rocha em Wadi el Malik, no Egito, uma inscrição do fim do quarto milênio a.C que nomeia o local como parte do “Domínio do Escorpião Rei de Horus”. A placa foi achada por pesquisadores da Universidade de Bonn, na Alemanha.

A rocha com os hieróglifos foi encontrada há pouco mais de 2 anos. Quando a equipe conseguiu decifrar a inscrição, encontrou o nome “Escorpião” em um hieróglifo circular que indica se tratar do nome de um lugar. Conforme o professor egiptólogo Dr. Ludwig D. Morenz, da Universidade de Bonn, “isso o torna o símbolo de nome de lugar conhecido mais antigo do mundo”.

Quem foi o Rei Escorpião?

O Escorpião Rei é um filme de 2002, estrelado pelo astro Dwayne The Rock Johnson, mas não estamos falando dele. Conforme Morenz, “o governante chamado ‘Escorpião’ foi uma figura proeminente na fase de emergência do primeiro estado territorial da história mundial”, disse ele em um comunicado de imprensa.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Acredita-se que tenha governado por volta de 3070 a.C, embora sejam desconhecidas as datas exatas do seu reinado. Um artigo publicado anteriormente mostra que o Rei Escorpião mantinha laços políticos e econômicos com a Mesopotâmia. Ao longo dos anos foram achados vasos de pedra e argila, com o nome do monarca.

Desenho dos quatro hieróglifos: o sinal circular no final indica que este é um nome de lugar. (Desenho David Sabel)

A arte rupestre em Gebel Sheikh Suliman pode retratar um pouco sobre a vitória do rei sobre os seus inimigos núbios. Além disso, existem outros artigos que talvez sejam atribuídos a ele, como uma coroa branca do Alto Egito, datada do período pré-dinástico tardio.

Nome de local mais antigo do mundo e muita coisa para descobrir ainda

Conforme Morenz, o Egito teve o primeiro estado territorial do mundo. Por mais que já existissem sistemas de governo em outras partes do planeta, eram organizações muito menores. “Na verdade, vários centros populacionais rivais se fundiram no novo estado central”, comentou o pesquisador.

Durante o comunicado à imprensa feito pela Universidade de Bonn, diz que a placa de nome de local mais antigo do mundo não é o primeiro exemplo do tipo. Já foram encontrados alguns nomes de domínio em selos de cilindros, rótulos de entregas e rótulos em recipientes antigos. Mas, essa foi especial porque torna o domínio real algo tangível.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

A inscrição achada em rocha tem um valor significativo para os pesquisadores, sendo uma importante peça na busca por informações políticas, sociais e econômicas há milhares de anos no Egito. “Pela primeira vez, o processo de colonização interna no Vale do Nilo se torna mais visível por escrito”, diz Morenz.

Contudo, todas as análises arqueológicas ainda estão em fases iniciais, onde a expectativa é que de no futuro sejam feitas descobertas ainda mais impactantes. Enfim, neste momento achar algo escrito já foi incrível, ainda mais num local considerado tão isolado.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Erik Behenck
Publicado por

Erik Behenck é jornalista, adora novas descobertas e apaixonado pela escrita.

Notícia

Durante o desenvolvimento embrionário, os mamíferos (a maioria deles) crescem na cavidade do útero da mãe. Esse ambiente vai se dilatando e desenvolvendo ao...

Mundo Estranho

O jovem de 23 anos Eik Júnior Monzilar Parikokoriu precisou percorrer nove quilômetros com a ave presa à garganta até chegar num pronto-socorro.

Saúde & Bem-Estar

Os exercícios de alta intensidade de intervalos (HIIT) se tornaram populares nos últimos anos por uma série de razões. Eles não exigem tanto tempo...

Espaço

Planeta Nove? Plutão deixou de ser planeta? Descubra agora quantos e quais são planetas do Sistema Solar.