Connect with us

Hi, what are you looking for?

Personalidades

Nilo Peçanha: o primeiro presidente negro do Brasil

nilo-peçanha-primeiro-presidente-negro-do-Brasil
Imagem: Observatório do Terceiro Setor

Ele conseguiu ser o primeiro presidente negro do Brasil, mesmo vindo da pobreza. Filho do padeiro Sebastião de Sousa Peçanha e de Joaquina Anália de Sá Freire (descendente de uma importante família de políticos), Nilo Peçanha nasceu em 2 de outubro de 1867, em Campos, no Rio de Janeiro. Tornou-se um influente político brasileiro e chegou a ocupar o cargo de Presidente da República, ficando no poder entre 1909 e 1910.

História de Nilo Peçanha

Nilo_Peçanha

Resumo da biografia de Nilo Peçanha. Imagem: Galeria de Presidentes

Nilo Peçanha, antes de ser o primeiro presidente negro do Brasil, teve uma infância humilde na periferia de sua cidade natal. Mesmo assim, completou seus estudos na capital do estado e se formou na Faculdade de Direito de Recife, em 1887.

Quando retornou ao Rio de Janeiro, exerceu as funções de advogado e jornalista e militou pela abolição da escravatura e pela república. Portanto, sua vida política começou ao ser eleito deputado da Assembleia Nacional Constituinte pelo Partido Republicano, em 1890.

Ele foi deputado estadual pelo Rio de Janeiro entre 1891 e 1903 até ser eleito o presidente do estado (o que hoje seria o cargo de governador). Na vida pessoal, casou-se com Ana de Castro Belisário Soares de Sousa, conhecida como “Anita” e descendente de famílias aristocráticas. Entretanto, o casamento desagradou os familiares de Anita, já que Peçanha era visto como um homem pobre e “mulato”.

Continua depois da publicidade

Administração

A gestão de Nilo Peçanha foi bem avaliada desde a época de presidente do estado do Rio de Janeiro. Ele era um político dinâmico e eficiente. Antes de concluir o mandato no Executivo fluminense, venceu as eleições para a vice-presidência da República na chapa de Afonso Pena, em 1906.

Com a morte de Pena, em 1909, assumiu a presidência do país. O primeiro presidente negro do Brasil ocupou o cargo durante 17 meses. Tornou-se o 7° presidente do Brasil República. Concluindo, seu governo teve como lema “Paz e Amor” e ele ficou conhecido pela criação do primeiro sistema nacional de escolas técnicas.

Continua depois da publicidade
Amanda dos Santos
Publicado por

Trabalha como redatora e produtora de conteúdo. Graduada em Comunicação Social e atua como colaboradora na SoCientífica.


Populares hoje

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...

Notícia

No dia 18 de fevereiro de 2021, a sonda Perseverance da NASA pousou na cratera de Jezero, na superfície de Marte. No entanto, o...