Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Dezenas de naufrágios milenares descobertos no Mar Negro

Um naufrágio medieval. (Imagem: Rodrigo Pacheco-Ruiz)

Ao norte da Turquia, no Mar Negro, foram descobertos naufrágios milenares e medievais. Muitos deles foram indicados como sendo da época do Império Bizantino.

O Império Bizantino veio logo após o Império Romano, sua capital era Constantinopla, onde hoje se encontra Istambul. O império se destacava muito no comércio marítimo com países como Arábia, China, Pérsia e Índia, comercializando especiarias, joias, âmbar, tecidos de seda, escravos, imagens religiosas, marfim, pedras preciosas, peças de ouro, papiro, azeite, azeitonas, porcelanas, etc.

Alguns dos navios foram encontrados em águas rasas, estando com apenas o casco submergido. Conquanto, os arqueólogos afirmam que o baixo nível de oxigênio do ambiente que estavam impediu a deterioração da madeira, fazendo com que os navios, apesar de possuírem tanto tempo de vida, mantivessem sua arquitetura em ótimas condições.

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM: Uluburun, um dos naufrágios mais antigos e valiosos já descobertos

Estruturas como perfilhas, lastros, lemes e cordas estavam em condições realmente incríveis. O que, posteriormente, deu aos arqueólogos a possibilidade de analisar com satisfação esses achados históricos.

Dezenas de naufrágios milenares descobertos no Mar Negro
Imagem de um naufrágio do período otomano. (Imagem: Rodrigo Pacheco-Ruiz)

Achados impressionantes

Os navios naufragados foram encontrados no fundo do mar, em um projeto que tinha como objetivo ver o quanto o nível do Mar Negro subiu após a última era glacial, que atingiu o seu pico cerca de 20.000 anos atrás.

O chamado projeto de Arqueologia Marítima do Mar Negro já encontrou 42 naufrágios utilizando a tecnologia da fotogrametria 3D.

Continua depois da publicidade

LEIA TAMBÉM: Tesouros de antigos naufrágios de 2.000 anos são descobertos na Grécia

Jon Adams, da Universidade de Southampton, Reino Unido, e o principal investigador do projeto, afirmou: “Tiramos milhares de fotos e vídeos de alta qualidade em todo o naufrágio, o software calcula as posições de milhões de pontos no espaço 3D, gerando imagens 3D precisas e detalhadas de cada naufrágio.”

Dezenas de naufrágios milenares descobertos no Mar Negro
Imagem da popa de um naufrágio otomano. (Imagem: Rodrigo Pacheco-Ruiz/Rodrigo Ortiz)

Bem preservado

Os navios naufragados, segundo os arqueólogos, eram encontrados somente com pedaços de seu casco inferior. Uma das embarcações encontradas, pelos detalhes que puderam ser identificados, provavelmente pertencia a uma embarcação comercial medieval.

Nele também foram encontradas tecnologias como os “quartos de leme”, no lugar do leme de popa, que fica na linha central. Algo que se tornou norma depois do ano 1400.

Continua depois da publicidade

A equipe continua em busca de mais descobertas, pois, com a nova tecnologia de mapeamento da fotogrametria 3D eles podem encontrar ainda mais navios naufragados em condições excepcionais.

Com informações de New Scientist.

LEIA TAMBÉM: Naufrágio descoberto no Nilo prova relato de Heródoto há 2.469 anos

Continua depois da publicidade
Avatar
Publicado por

É formando de Psicologia pela Faculdade do Futuro e redator freelancer focado no estudo do ser humano, seus comportamentos e na sociedade.


Populares hoje