Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

NASA lança missão a Marte esta semana; Veja como assistir

Nasa lança missão a Marte esta semana
O Long March 5 Y4 parte do Centro Espacial Wenchang, na província chinesa de Hainan. (Foto: Noel Celis / AFP Photo)

A NASA vai devolver um meteorito ao planeta vermelho em sua próxima missão a Marte. O lançamento do rover Mars 2020 Perseverance está programado para quinta-feira, 30.

Ele vai decolar em um foguete United Launch Alliance Atlas V, do Space Launch Complex 41, na Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos.

Conforme a NASA, há uma janela de 2h para o lançamento do foguete, com uma oportunidade de iniciação a cada 5 minutos. E se você quer acompanhar ao vivo, será possível.

Continua depois da publicidade

Conheça a missão Mars 2020

A missão Mars 2020 tem o objetivo de entender melhor a geologia de Marte e buscar sinais de vida antiga no planeta vermelho. Por isso, usará um equipamento que pesa cerca de 1.043 kg, sendo do tamanho de um carro pequeno. Assim, ele irá coletar um conjunto de amostras de rocha e solo, que possam ser trazidos à Terra em futuras missões.

Também serão feitos testes de novas tecnologias que podem ajudar em futuras explorações robóticas e humanas a Marte. O rover Perseverance foi desenvolvido no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, gerenciado pela Caltech, no sul da Califórnia.

A missão Mars 2020 faz parte de um projeto grandioso, que busca aproximar uma futura exploração humana no planeta vermelho, algo que também conta com missões na Lua. Dessa forma, em 2024 a NASA deverá enviar uma mulher e um homem para o nosso satélite. Além disso, a ideia é manter a presença humana na Lua até 2028.

Continua depois da publicidade

NASA lança missão a Marte, assista ao vivo

O lançamento da missão Mars 2020 está previsto para às 8h50 de quinta-feira e será transmitido ao vivo pela NASA Television, assim como no site da agência espacial. Mas, a cobertura começará um pouco antes, a partir das 8h, pelo horário de Brasília.

A NASA espera uma grande cobertura da imprensa em relação ao lançamento, mas devido a pandemia de COVID-19, todas as entrevista serão remotas. Somente um número pequeno de credenciais foram liberadas. Por fim, é previsto para às 12h30 uma coletiva de imprensa no pós-lançamento, transmitido ao vivo pelo site da NASA.

Com informações da NASA.

Continua depois da publicidade

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.