Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

NASA identifica nuvens estranhas e coloridas em Marte

O rover Curiosity da NASA identificou uma série de nuvens estranhas e coloridas na atmosfera de Marte.

Uma imagem feita a partir de 21 fotografias tiradas pela Curiosity mostra nuvens crepusculares logo após o pôr do sol em 19 de março de 2021, ajustadas para parecerem como a cena seria aos olhos humanos. (Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech / MSSS)

Uma imagem enviada pelo rover Curiosity da NASA mostrou uma série de nuvens estranhas e coloridas no céu do planeta vermelho.

A imagem é uma combinação de 21 fotografias que o rover tirou recentemente para estudar um tipo estranho de nuvem fina sobre a cratera Gale. Os cientistas perceberam há dois anos terrestres que esse tipo de nuvem estava se formando no início do ano marciano, antes do previsto. Então, no início deste ano marciano as nuvens realmente apareceram em janeiro, quando o observador robótico do céu começou a documentar as nuvens ricas em gelo espalhando a luz do sol em exibições às vezes coloridas.

Nuvens estranhas em Marte
Este GIF mostra nuvens estranhas e coloridas flutuando sobre o Monte Sharp em Marte, vistas pelo rover Curiosity da NASA em 19 de março de 2021, o 3.063º dia marciano, ou sol, da missão. Cada quadro da cena foi costurado a partir de seis imagens individuais. Crédito: NASA / JPL-Caltech / MSSS

Segundo a Nasa, essas nuvens chamam a atenção por que elas parecem mais altas na atmosfera de Marte do que as nuvens que os cientistas costumam ver no planeta. Geralmente, se uma nuvem passa sobre o rover, as estruturas ficam cheias de gelo de água e flutuam cerca de 60 quilômetros acima da superfície marciana.

Embora a agência espacial não tenha especificado a altura em que se encontravam as nuvens, nas novas fotos do Curiosity elas estão mais altas na atmosfera.

Isso pode significar uma composição diferente, nuvens de dióxido de carbono congelado ou gelo seco. Mas os cientistas ainda não sabem com certeza.

nuvens estranhas e coloridas
O rover Curiosity Mars da NASA avistou essas nuvens iridescentes, ou “madrepérola”, em 5 de março de 2021, o 3.048º dia marciano, ou sol, da missão. Aqui estão cinco quadros costurados a partir de um panorama muito mais amplo obtido pela Mast Camera do rover, ou Mastcam. Crédito: NASA / JPL-Caltech / MSSS

As nuvens ficam mais bonitas logo após o pôr do sol, quando a última luz faz os cristais de gelo brilharem, razão pela qual os cientistas os chamam de noctilucentes, ou noturnos. Algumas dessas nuvens até parecem um pouco iridescentes quando as partículas da nuvem são de tamanhos muito semelhantes.