Mulher é coroada a Miss Virginia depois de fazer experimento químico para a competição de talentos

Damares Alves

Camille Schrier  foi coroada Miss Virginia 2019 depois que ela ignorou as regras do concurso, vestiu um jaleco e óculos de segurança para realizar a “decomposição catalítica do peróxido de hidrogênio” durante a competição de talentos do concurso.

A candidata tem dois bacharelados, em Bioquímica e Biologia de Sistemas e atualmente está cursando Doutorado em Farmácia na Virginia Commonwealth University.

“A evolução da competição Miss America, que reflete uma maior inclusão, a oportunidade de fazer a diferença e ganhar bolsas me inspirou a avançar este ano e competir”, disse Schrier em um comunicado à IFLScience. “Eu sou mais que a Miss Virginia. Eu sou Miss Bioquímica, Miss Sistemas biológicos e Miss Futura Farmacêutica. Agora era a hora de eu criar uma mudança mental sobre o conceito de talento, trazendo minha paixão pelo STEM para o palco. Para mim, o talento não é apenas uma paixão, mas também uma habilidade que é aperfeiçoada ao longo de anos de aprendizado ”.

LEIA TAMBÉM: Jovens brasileiros ganham oito prêmios em feira de ciências nos EUA

A decomposição catalítica do peróxido de hidrogênio é um experimento científico simples e bem empolgante, muita gente pode se lembrar dessa experiencia de seus tempos de escola. As explosões gigantes de espuma acontecem quando o iodeto de potássio (Kl) é adicionado a uma mistura de peróxido de hidrogênio e detergente.

Confira no vídeo:

Vídeo: Canal Educa via youtube

O processo é semelhante ao que ocorre quando se aplica peróxido de hidrogênio a uma ferida e a espuma branca borbulhante jorra para fora. Isso ocorre devido  catálise, uma enzima que é encontrada no sangue e ataca o peróxido de hidrogênio aplicado, Expelindo o oxigênio na forma de bolhas brancas e borbulhantes.

LEIA TAMBÉM: Brasileiros constroem foguete e irão representar o país na maior competição do mundo.

A jovem competiu com outras 23 participantes e ganhou cerca de US $ 21.000 em bolsas de estudos. Ela afirma também que no próximo ano fará um tour pelo estado e compartilhará sua plataforma de conscientização STEM e prevenção de abuso e segurança de medicamentos.

Ela agora representará a Comunidade da Virgínia no Miss America Pageant no final deste ano.

Compartilhar