Moscas são enganadas por ilusões ópticas como nós

Erik Behenck
Foto: Shutterstock.

Um novo estudo mostrou que as moscas são enganadas por ilusões ópticas, assim como os humanos.

O trabalho foi desenvolvido pela Universidade de Yale. Os pesquisadores avaliaram de perto a atividade cerebral das moscas-das-frutas (Drosophila). As moscas tiveram contato com uma imagem semelhante a esta logo abaixo, que embora estática, parece estar girando.

Como as moscas são enganadas por ilusões ópticas?

O cérebro destas moscas é simples, praticamente do tamanho de uma semente de papoula e possui cerca de possui 100 mil neurônios. Estes cérebros minúsculos foram vastamente estudados e mapeados por cientistas, permitindo que a atividade dos neurônios possa ser visualizada de perto.

Inicialmente os pesquisadores perceberam que a cabeça das moscas se moviam instintivamente em direção à imagem de ilusão de ótica. Isso provavelmente indicou que ela estava percebendo a imagem estática como uma imagem em movimento. Em seguida, a atividade cerebral da mosca reagiu como se estivesse vendo uma imagem em movimento.

Segundo os pesquisadores, é dessa forma que os humanos percebem a ilusão de ótica. Além disso, eles passaram a brincar com as células cerebrais do animal, usando a neurogenética. Algumas tiveram os neurônios que lidam com a detecção de movimento “desligados” , isso fez a ilusão desaparecer, confirmando a sua hipótese.