Morcegos vampiros doentes praticam o distanciamento social

Amanda dos Santos
Um novo artigo da Behavioral Ecology descobriu que os morcegos vampiros selvagens que estão doentes passam menos tempo perto de outros morcegos e humanos. (Foto: Sherri e Brock Fenton / Ecologia Comportamental)

Um novo artigo publicado pela Oxford University Press, da Behavioral Ecology, explicou que morcegos vampiros selvagens, quando estão doentes, ficam distantes dos outros morcegos.

Ou seja, esse comportamento retarda a disseminação da doença. Ainda mais, a equipe de pesquisa já tinha observado esse modo de viver em laboratório, mas agora usou o experimento de campo para confirmá-lo no habitat natural.

À medida que um patógeno é difundido por uma população, as mudanças sociais influenciam no modo como a doença se espalha. As taxas de transmissão também variam conforme o parasita altera o comportamento do hospedeiro. Ou quando indivíduos saudáveis praticam o distanciamento do doente.

Distanciamento social induzido pela doença

Em alguns animais, os doentes podem se isolar naturalmente ou serem excluídos por seus semelhantes na colônia. Consequentemente, o que causa a diminuição da transmissão é o comportamento doentio dos animais infectados.

Esse comportamento doentio é caracterizado por aumento da letargia e sono, além da redução da sociabilidade. Então, o distanciamento social induzido pela doença é provavelmente comum entre as espécies.

morcego
(Pixabay)

Desse modo, os pesquisadores fizeram o experimento de campo para investigar como esse comportamento influencia nos relacionamentos ao longo do tempo. Eles usaram uma rede social dinâmica a partir de dados de proximidade de alta resolução.

O teste foi feito com 31 morcegos vampiros fêmeas adultas capturadas de um poleiro dentro de uma árvore oca em Lamanai, Belize. O grupo foi dividido em dois: houve uma simulação de morcegos “doentes” com a injeção da substância imune lipopolissacarídeo, enquanto o outro grupo de controle tomou injeções de solução salina.

Após três dias, os pesquisadores colaram sensores de proximidade nos morcegos. A partir disso, eles foram soltos na natureza e acompanhados. Assim, foram 16 morcegos “doentes” e 15 morcegos controlados em condições de saúde normais.