Mindfulness e meditação podem piorar a depressão e ansiedade em alguns casos

Amanda dos Santos
Mindfulness e meditação. Foto: Pixabay.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido, pela Coventry University, explica que cerca de uma em cada 12 pessoas que tentam meditar experimenta um efeito negativo indesejado, podendo agravar depressão e ansiedade.

Para a maioria das pessoas funciona bem, mas sem dúvida não é universal, explica Miguel Farias, um dos pesquisadores nesse trabalho.

Mindfulness e meditação

Tipos de meditação

Existem muitos tipos de meditação, mas um dos mais populares é o mindfulness.

Nessa prática, as pessoas prestam atenção ao momento presente, concentrando-se em seus próprios pensamentos e sentimentos, ou em sensações externas.

Para quem já tem o diagnóstico de depressão e ansiedade, muitas vezes é recomendada essa prática como uma forma de reduzir as recaídas.

LEIA TAMBÉM: Pessoas de mente aberta têm uma percepção visual diferente da realidade

A vontade cada vez mais crescente de meditar pode vir do aumento da consciência de efeitos colaterais dos medicamentos antidepressivos e a dificuldade de parar de tomá-los. Apesar de ter relatos de pessoas que pioraram sua saúde mental depois de começar a meditação, ainda não está claro com que frequência isso acontece.

Pesquisas realizadas sobre a meditação, depressão e ansiedade

Pesquisas sobre meditação

Para realizar este estudo observou diversos artigos publicados em revistas médicas e encontrou 55 estudos relevantes.

A partir do momento em que eles excluíram aqueles estudos que deliberadamente se propuseram a achar efeitos negativos, calcularam a prevalência de pessoas que sofreram danos em cada estudo e calcularam também a média, ajustada para o tamanho do estudo. Esse é um método comum neste tipo de análise.

Então, descobriram que cerca de 8% das pessoas que tentam a meditação experimentam um efeito indesejado. “As pessoas experimentam desde um aumento da ansiedade até ataques de pânico”, diz Farias. Também foram encontrados casos de psicose ou pensamentos suicidas.