Connect with us

Hi, what are you looking for?

Ciência

Pessoas de mente aberta têm uma percepção visual diferente da realidade

Sua personalidade molda o que você vê.

Estudos recentes sugerem que os traços de personalidade não afetam simplesmente sua visão da vida, mas a maneira como você percebe a realidade.

Um estudo publicado este ano no Journal of Research in Personality sugere que os traços de personalidade de uma pessoa não afetam simplesmente sua visão da vida, mas a maneira como ela percebe a realidade. Isso as torna mais propensas a experimentar certas percepções visuais.

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália, recrutaram 123 voluntários e lhes deram o grande teste de cinco personalidades, que mede extroversão, agradabilidade, consciência, neuroticismo e abertura à experiência. Essa última característica de personalidade envolve criatividade, imaginação e vontade de experimentar coisas novas.

Esse fenômeno visual ocorre quando as pessoas estão se concentrando tanto em uma característica de uma cena que deixam de notar algo totalmente óbvio – como no vídeo abaixo.

Continua depois da publicidade

Cerca de metade das pessoas estão tão ocupadas observando os passes de bola que nem percebem o homem vestido de gorila.

Apesar da pesquisa sugerir que a personalidade afeta a maneira como filtramos a experiência consciente, não está claro exatamente como esse processo funciona. Os autores especulam que a sobreposição de neuroquímicos no cérebro pode ligar a percepção à personalidade.

Algumas evidências também sugerem que os traços de personalidade não são fixos. Um estudo mostrou que a meditação pode afetar a rivalidade binocular, e o treinamento pode tornar as pessoas mais abertas a novas experiências. Além disso, algumas pesquisas que mostram que a psilocibina (o ingrediente chave dos cogumelos mágicos) torna as pessoas mais abertas.

Continua depois da publicidade

Mas enquanto estudos mostram que a personalidade pode mudar com o tempo, atualmente há poucas pesquisas que se aprofundam em saber se a percepção também muda para corresponder com novos traços de personalidade. Mas dada a evidência acima citada de que a meditação pode mudar a percepção, Antinori acredita que a maneira como vemos o mundo pode muito bem mudar de acordo com a personalidade.

A mecânica por trás de como a personalidade é formada – e os efeitos que ela tem – ainda são desconhecidos. Mas evidências crescentes sugerem que nossas personalidades estão afetando nossa experiência do mundo de mais maneiras do que imaginamos.

O estudo foi publicado Journal of Research in Personality, você pode acessá-lo clicando aqui.

Continua depois da publicidade

FONTE / The Conversation

Avatar
Publicado por

Comentários

Populares hoje

Tecnologia

A Rússia está desenvolvendo uma nova arma destrutiva, um torpedo nuclear furtivo. O objetivo do torpedo é gerar tsunamis radioativos. Apesar de ainda estar sendo construído...

Plantas & Animais

Diversos vídeos na internet mostram como cães e outros pets podem demonstrar ciúmes em diversas situações. Contudo, ainda há poucos estudos que indiquem realmente...

Espaço

O Programa Ártemis é uma proposta que pode revolucionar a comunidade que, por décadas, foi excluída de missões importantes da NASA. No dia 9...

Plantas & Animais

Já há mais de dez anos, pesquisadores vêm observando um fenômeno curioso no deserto da Namíbia, na África Central. Nas planícies da savana, imagens...