O motivo pelo qual as pessoas guardam ouro em cofres ou mantém talheres de prata bem guardados é porque eles foram feitos com os metais mais preciosos do mundo.
O ouro e a prata são metais bem conhecidos pelo mundo e possuem um grande valor econômico na sociedade. Esse e outros metais preciosos recebem destaque devido ao fato de serem pouco reativos e ter um brilho especial que os destacam entre os demais.
Mas, além do ouro e da prata, existem muitos outros metais preciosos no mundo para se conhecer. Aqui você confere uma lista com 10 deles!
1. Ródio
Pouco conhecido mas com um grande valor, o Ródio é um dos metais mais preciosos do mundo devido a sua raridade. Isso faz com que seus valores sejam maiores que o ouro.
O motivo disso é o fato de não existirem muitas minas destinadas ao Ródio. As que existem ficam localizadas no Canadá, África do Sul e na Rússia
2. Platina
Em segundo lugar temos a Platina, um metal muito maleável que é valorizado pela sua aparência brilhante e um brilho metálico surpreendente.
Hoje ele é muito utilizado na fabricação de equipamentos aeronáuticos, odontológicos, e armas porque é um metal com um alto nível de resistência. Assim como o Ródio, a Platina é rara e costuma ser processada nos mesmos países do metal acima.
3. Ouro
Apesar de não ser tão raro como os metais acima, o Ouro ainda assim é um dos metais mais preciosos do mundo. Ele vem sendo utilizado e valorizado por diversas gerações e culturas que fabricavam acessórios em ouro para mostrar o seu poder e riqueza.
Isso acontece porque o Ouro é um metal com uma alta durabilidade, resistência e tem um brilho dourado que chama a atenção de todos. Hoje ele é produzido nos Estados Unidos, África do Sul, China e Austrália.
4. Rutênio
O Rutênio ganha o quarto lugar na lista dos metais mais preciosos do mundo. Ele é primo da Platina e é um metal com alta resistência, sendo muito encontrado em dispositivos eletrônicos.
Por ser parente próximo a Platina, ele é comumente utilizado como liga de Platina e Paládio, ajudando a aumentar a sua dureza e resistência. Atualmente, ele vem sendo produzido no Canadá, Rússia e na América do Norte e Sul.
5. Irídio
Já o Irídio é considerado como um dos metais mais preciosos do mundo por possuir a segunda maior densidade do planeta e também um alto ponto de fusão.
Isso faz com que este metal branco-prateado com aspecto duro seja muito utilizado na saúde, eletrônicos e em veículos. Mas, ainda assim, ele é um metal muito escasso, encontrado somente na África do Sul.
6. Ósmio
O Ósmio entra na lista por ser um metal muito denso. Ele pode ser encontrado em ligas e minério de Platina e costuma ser utilizado na fabricação de pontas de caneta-tinteiro. Ele é encontrado na Rússia, América do Norte e do Sul.
7. Rênio
Já o Rênio entra na lista dos metais mais preciosos do mundo por ser muito raro. Hoje ele é encontrado apenas no Cazaquistão, Chile e Estados Unidos sendo considerado o 3º metal com maior ponto de fusão e ebulição.
Além disso, o Rênio é um dos metais mais densos da Terra, sendo utilizado junto a outros elementos para criar maior resistência.
8. Prata
A Prata é um dos metais mais conhecidos e utilizados no mundo devido ao seu alto nível de condutividade elétrica e térmica, fazendo com que ele seja utilizado em diversas fabricações.
Hoje, os maiores produtores da Prata do mundo são quatro países em especial, sendo eles o Peru, China, México e Chile.
9. Escândio
Já o Escândio leva esse nome por ter sido descoberto na Escandinávia. Este metal precioso tem uma tonalidade branca prateada e é classificado como um metal de terras raras. Sendo assim, ele pode ser encontrado em depósitos de terras raras a base de urânio.
10. Índio
Por fim na nossa lista, temos o metal Índio, que foi descoberto em 1863 e é considerado o metal mais macio do planeta. Atualmente, os maiores produtores do metal são o Japão, a China e a Coreia do Sul.