Marte está girando mais rápido e não sabemos por quê

SoCientífica
Imagem: Getty Images

Marte está girando cada vez mais rápido a cada ano, de acordo com um estudo publicado na revista Nature. A missão InSight da NASA forneceu dados que indicam que a rotação de Marte está acelerando a uma taxa de 4 milissegundos de arco por ano. Isso significa que a duração de um dia marciano está diminuindo em frações de milissegundo anualmente.

Descobertas da missão InSight

A missão InSight conseguiu coletar mais de quatro anos de dados antes de ficar sem energia em dezembro de 2022. As medições feitas nos primeiros 900 dias da missão em Marte foram suficientes para capturar até as mudanças mais sutis na rotação do planeta.

Os cientistas ainda não têm certeza do que está causando a aceleração. Uma das teorias é que o acúmulo de gelo nos polos de Marte está causando uma pequena mudança na distribuição de sua massa. Outra suposição é que a aceleração pode ser devido a um fenômeno chamado rebote pós-glacial, onde as massas de terra se elevam após milênios enterradas sob o gelo.

Novas percepções sobre o núcleo de Marte

Além de rastrear a rotação do planeta, os dados da InSight proporcionaram uma visão sem precedentes do núcleo de Marte. A análise revelou que o núcleo marciano tem um raio de aproximadamente 1.850 quilômetros – menor que o núcleo da Terra, mas maior em proporção ao planeta.

O núcleo também não é uniforme, possuindo regiões de maior ou menor densidade, fazendo com que seu material derretido “vaze” à medida que Marte gira. Isso poderia ser outra possível razão para a rotação acelerada do Planeta Vermelho.

Sebastien Le Maistre, cientista planetário do Observatório Real da Bélgica e principal autor do estudo, descreveu a descoberta como um “experimento histórico”.

Compartilhar