Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Local de condenação de João Batista à morte pode ter sido encontrado

(Győző Vörös).

Alguns arqueólogos afirmam ter encontrado local onde Herodes Antipas condenou João Batista à morte. Mas nem toda a comunidade científica se convenceu. A equipe acredita que Herodes tomou a decisão nesse nicho (da foto em destaque), especificamente. Herodes Antipas era filho de Rei Herodes, o Grande, rei da Judéia. 

João Batista foi um profeta judeu que pregava sobre a iminência do Juízo Final, prevendo a vinda de um messias, conforme os relatos históricos. Ele batizava as pessoas, como forma de purificação da alma e preparação para esse tão temido dia apocalíptico. 

Segundo o Live Science, Josefo, historiador judaico-romano que viveu no primeiro século da Era Comum, disse que Herodes Antipas ordenou que a execução ocorresse em Machaerus, uma colina fortificada nas proximidades do Mar Morto. O forte localiza-se em um ponto que atualmente pertence à Jordânia. 

Continua depois da publicidade

Quem foi João Batista e por que o mataram?

Vitral que ilustra João Batista, feito por Louis Comfort Tiffany na Igreja da Arlington Street, em Boston, EUA. (John Stephen Dwyer / Wikimedia Commons)

Conforme a Encyclopedia Britannica, as principais fontes sobre João Batista localizam-se em quatro evangelhos bíblicos, Mateus, Marcos, Lucas e João. Obviamente, para estudos históricos, os pesquisadores tentam filtrar todas as alterações “épicas”, e extrair o mais próximo do factual possível. Esses Evangelhos citam João Batista como uma espécie de precursor de Jesus. João, inclusive, batizou Jesus.

Claro que essas são interpretações religiosas. Aqui, tento apenas contextualizar o âmbito do assassinato de João, e demonstrar a importância que isso tudo possui. Embora trata-se, atualmente, de religião, havia também uma carga política fortíssima. Aqui, não falamos de fé ou algo assim, mas do que ocorreu e do que levou aos assassinatos de Jesus, João e outras figuras religiosas importantes. 

No caso específico de João Batista, Herodes Antipas temia sua crescente influência e fama entre a população, conforme o próprio Josefo relata. E isso faz bastante sentido. 

Mas segundo a história Bíblica, Herodes Antipas casou-se, sob condenação, com Herodias. No entanto, o homem se encantou com uma dança de Salomé, filha de Herodias. Ele, então, prometeu a Salomé o que ela quisesse. Mas ela pediu pela cabeça de João. Após muito relutar, segundo a bíblia, Herodes Antipas atendeu ao pedido. No entanto, a bíblia por si só não serve como uma boa fonte histórica, por motivos que já foram explicados aqui, e necessita de visões mais amplas, com outras fontes. Há fontes que citam, de fato, o casamento com Herodias. O casamento era ilegal, e João se opôs. Mas a história é mais complexa do que uma simples dança, e há um contexto político por trás.

Continua depois da publicidade

A descoberta é real?

Os restos do pátio. (Győző Vörös)

A equipe de arqueólogos encontrou, então, um pátio em Machaerus, a colina fortificada. Eles acreditam que ocorreu ali a dança de Salomé, onde Herodes de Antipas decidiu enfim decapitar João Batista. Eles encontraram, no pátio, um nicho. Nesse nicho, possivelmente localizava-se um trono onde sentava-se Herodes Antipas. 

Ilustração de como deve ter sido o pátio. (Győző Vörös).

Herodes Antipas controlou a Galiléia e parte do Jordão após a morte de seu pai, já que o reino foi dividido entre os filhos. Aparentemente, H. Antipas gostava de Machaerus, e às vezes governava a partir do forte. 

No entanto, muitos especialistas ainda duvidam da descoberta. Eles alegam haver uma carência de fontes para afirmar que o nicho abrigou um trono Real. Os motivos vão desde o tamanho do nicho, até sua semelhança com outros nichos de fortes do reino.

Avatar
Publicado por

É divulgador científico por paixão. Gradua-se em Física pela UFSCAR e atua principalmente na Ciencianautas e SoCientífica.


Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...