Connect with us

Hi, what are you looking for?

Notícia

Jovens se concentram melhor dirigindo quando estão ouvindo música

Pixabay

Para muitos motoristas, a música é uma aliada indiscutível. E ainda assim, enquanto os motoristas mais jovens dizem que ela os ajuda a garantir sua concentração ao volante, ainda há dúvidas científicas sobre se isso é realmente verdade.

Para muitos de nós, a música tornou-se uma companheira indispensável sempre que estamos na estrada. Não há nada melhor para superar a monotonia de uma longa jornada do que dar play no seu álbum preferido. Pesquisas israelenses recentes realizadas em 140 indivíduos de 18 a 29 anos indicam que 97% deles escutam música no carro. Mas nossas pistas favoritas têm realmente um impacto positivo em nossa condução?

Segundo o estudo, publicado na revista Psychomusicology: Music, Mind and Brain, 80% dos participantes não achariam difícil, mas quase impossível, concentrar-se na estrada sem música. Mesmo chegando ao local pretendido, a maioria dos indivíduos permanecem em seus carros até o final da música. “Para jovens motoristas de 18 a 29 anos, a música no carro não é apenas entretenimento, é parte de sua auto-imagem, estejam eles sozinhos ou não”, disse Warren Brodsky, diretor do Laboratório de Ciências Musicais da Universidade Ben Gurion, em Negev, Israel.

Continua depois da publicidade

Apesar dos dados mostrarem que os jovens precisam de música para melhor se concentrar quando estão dirigindo, Warren faz um alerta.

“Eles estão tão acostumados a serem constantemente estimulados e a absorver grandes quantidades de informação ao longo do dia que não se perguntam como o tipo de música que tocam pode afetar sua concentração, induzir comportamentos agressivos ou levá-los a situações de risco mal calculadas”, disse ele.

“Isto pode se tornar um problema maior no futuro, quando será essencial se desprender da música e assumir o controle de um veículo autônomo”, completa.

Continua depois da publicidade

A influência da música nas capacidades dos jovens motoristas ainda é incerta, e são necessárias mais pesquisas para estimar com precisão os riscos envolvidos.

Damares Alves
Publicado por

Apaixonada pela natureza, me tornei redatora e hoje escrevo exclusivamente sobre ciência. Meu objetivo é que todos possam ter acesso a pesquisas importantes e descobertas incríveis que são realizadas todos os dias.

Comentários

Populares hoje

Mente & Cérebro

Pela primeira vez, pesquisadores conseguiram estudar o momento em que a morte cerebral se torna irreversível no corpo humano, observando o fenômeno em vários...

Plantas & Animais

No fim da década passada, em 2007, cientistas russos, húngaros e norte-americanos recuperaram sementes congeladas de Silene stenophylla, enquanto avaliavam aproximadamente 70 antigas tocas...

Mundo Estranho

Esta semana moradores da cidade de Cracóvia, na Polônia teriam se trancado em casa assustados com uma ‘criatura aterrorizante’ que estaria escondida nas árvores perto...

História & Humanidade

100.000 anos atrás, um grupo de 36 neandertais caminhou ao longo de uma praia no sul da Espanha. Durante a caminhada, vários indivíduos deixaram...