Javalis poluem o equivalente a um milhão de carros

Rafael D'avila

Há animais que se reproduzem rapidamente e alguns podem causar danos à natureza. O mais famoso deles é o javali. Eles poluem o equivalente a um milhão de carros. Existe grande abundância deste animal na França, cerca de três javalis por quilômetro quadrado, do mesmo modo, muitas instituições afirmam que a situação está ‘fora do controle’.

Durante as temporadas de 2019 e 2020, mais de 800 mil javalis foram abatidos em terras francesas. Além de prejudicarem as colheitas e as florestas, poluem e atrapalham o trânsito. A proliferação deles, todavia, aumenta o risco aos homens, pois portam doenças sérias, como a peste suína.

A Global Change Biology apontou em novo estudo um dado preocupante: javalis contribuem para mudanças climáticas significativas, equivalente à poluição de 1,1 milhão de carros no mundo inteiro. “Os javalis, desde que existem, são como tratores que aram campos e transformam a terra em alimento”, diz Christopher O’Bryan, principal autor do estudo.

javalis poluem o meio-ambiente
Imagem: Divulgação/ Belga Bekaert

“Nossos cálculos indicam, portanto, que porcos selvagens atualmente aram uma área de cerca de 36.000 a 124.000 quilômetros quadrados, em lugares onde não são nativos”, acrescentou. “No entanto, o solo contém 3 vezes mais carbono do que a atmosfera. Mesmo uma pequena quantidade desse carbono liberado no ar tem potencial para acelerar as mudanças climáticas, ou seja, contribui para danos severos”.

Como os javalis poluem o meio-ambiente?

Os javalis poluem por um motivo simples: eles emitem 4,9 milhões de toneladas de CO², após análises da população desses bichos em 10.000 mapas. “Se essa espécie invasora crescer em áreas onde o solo é muito rico em carbono, o risco de crescimento das emissões aumentará. Será exacerbado”.

javalis 01
Imagem: Divulgação/ MMA

Se livrar desses animais não é fácil, em 2005, alguns atiradores abateram 5.000 javalis, um por um, na ilha de Santa Cruz, Califórnia. A operação demorou 14 meses para ser concluída e custou cinco milhões de dólares aos cofres do governo norte-americano: ”Você confia a missão ao exército, você coloca uma torre de vigia e você atrai os grãos. É assim que os alemães fazem”, recomenda seu diretor Yves Verilhac.

O aquecimento global provoca queda na mortalidade entre os jovens javalis no inverno, com isso, há aumento na fertilidade, até três litros em dois anos. Em síntese, os javalis poluem o ambiente e a única maneira de impedir que isso aconteça, é abatendo. Outro problema é que, nos últimos 30 anos, o número de caçadores diminuiu em 30%, reduzindo a pressão sobre a população de javalis.

Compartilhar