Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Imagem: Hubble tira retrato da nebulosa M1-63

Nebulosa M1-86
NASA / ESA / Hubble / L. Stanghellini.

A nebulosa planetária M1-63 é bipolar e localiza-se na pequena constelação do sul de Scutum (o Escudo). Também conhecida como VV 209, IRAS 18486-1314 e 2MASS J18513095-1310367, está a uma distância de quase 32.000 anos-luz da Terra.

A imagem acima, do telescópio espacial Hubble da NASA/ESA, apresenta um retrato impressionante dela, segundo a NASA.

Uma nebulosa como esta é formada quando a estrela em seu centro derrama enormes quantidades de material de suas camadas externas, deixando para trás uma nuvem espetacular de gás e poeira. 

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Acredita-se que um sistema binário de estrelas no centro da nebulosa bipolar seja capaz de criar formas de ampulheta ou borboletas como a da imagem.

Isso ocorre porque o material da estrela que se desprende é canalizado em direção aos seus polos, com a ajuda da companheira, criando a estrutura distinta de lóbulo duplo vista em nebulosas como a M1-63.

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Redação
Publicado por

A SoCientífica, abreviação para Sociedade Científica, nasceu em agosto de 2014 da vontade de decifrar as novidades no mundo científico e transmiti-las para uma sociedade que depende da ciência e tecnologia mas que sabe muito pouco sobre elas. Em um momento em que a desconfiança está se sobressaindo e novas ondas negacionistas de evidências surgem, a SoCientífica está empenhada em ajudar a trazer iluminação para a sociedade novamente.

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Sociedade & Cultura

O povo Tsimane é uma tribo indígena amplamente isolada que vive na Amazônia boliviana.  Estas pessoas levam uma vida muito diferente da nossa. E eles...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...