Gigante vermelha Betelgeuse está mais próxima do que se acreditava

Matheus Gouveia
(National Radio Astronomy observatory)

Segundo novo estudo, a estrela vermelha gigante Betelgeuse está mais próxima da Terra do que se acreditava. Além disso, pode demorar mais de 100.000 anos para ela morrer em uma supernova.

Mais próxima e menor do que se pensava

Liderado pela Dra. Meridith Joyce da The Australian National University (ANU), o estudo, além de fazer uma nova previsão, também mostra que Betelgeuse está mais próxima da Terra do que se acreditava. A estrela faz parte da constelação de Orion.

A pesquisadora diz que a gigante há muito fascina os cientistas e que, recentemente, a estrela tem se comportado de maneira estranha. Ultimamente, ela tem apresentado um brilho cada vez menor, o que é estranho pois ela sempre foi uma das estrelas mais brilhantes no céu.

A princípio, os cientistas pensaram que ela poderia estar prestes a explodir. Mas o novo estudo mostrou justamente o contrário; eles usaram modelagem hidrodinâmica e sísmica para ter uma ideia melhor da fase da vida em que Betelgeuse se encontra.

De acordo com as análises, a gigante ainda está queimando hélio em seu núcleo, o que significa que ela não está nem perto de explodir. Segundo Joyce, a morte da estrela poderia acontecer somente em cerca de 100.000 anos. Além disso, o estudo revelou que a gigante vermelha é na verdade menor do que se esperava.