Geólogo aposentado descobre pegadas de dinossauro de 100 milhões de anos

Damares Alves
Imagem: Barinedita.it

Vincenzo Colonna, um geólogo aposentado de 88 anos da Universidade de Bari, tropeçou acidentalmente em uma descoberta incrível durante um passeio pela costa de Santo Spirito, Bari. Ao portal italiano Barinedita, ele relatou que descobriu pegadas de dinossauro em uma formação rochosa que remonta a 100 milhões de anos atrás.

As cinco pegadas fossilizadas estão todas a curta distância entre si e remontam ao período Cretáceo Inferior. Os dedos do dinossauro também podem ser claramente vistos embutidos na rocha.

De acordo com os relatos, é provável que as pegadas pertençam a um anquilossauro. Esta espécie viveu há 100 milhões de anos na área que agora é conhecida como Bari. O Anquilossauro era um grande dinossauro herbívoro com membros curtos e fortes e uma construção robusta. Assemelham-se às atuais tartarugas por terem grandes armaduras semelhantes às conchas em suas costas. Por isso, são conhecidos como “dinossauros blindados”. Essas conchas eram compostas por pequenas e grandes placas ósseas que circundavam suas costas.

Colonna especula que os dinossauros provavelmente vieram à área à procura de alimento.

image 11
Representação artística de um anquilossauro. Imagem: Getty Images

A natureza preservada das pegadas

“O leito do mar na época era raso e eles vinham aqui para procurar comida; então deixaram suas pegadas também por causa da fragilidade desses trechos de detritos”, explicou Colonna.

Com o passar do tempo, as impressões deixadas pelos dinossauros se encheriam com objetos como pequenos seixos ou areia antes de endurecer e se moldar em pedra. Esse processo natural não é incomum em determinadas formações rochosas onde os dinossauros vagavam na Terra.

Essas marcas antigas têm potencial de serem preservadas por milhões de anos. Elas agora podem ser visíveis na superfície quando a erosão lentamente desgasta a rocha novamente, revelando as impressões mais uma vez.

Os habitantes do período Cretáceo Superior incluem alguns dos dinossauros mais bem conhecidos do mundo: Tiranosaurus rex, Pachycephalosaurus (um pequeno terópode) e Hadrossauros (ou “dinossauros bico-de-pato”).

Compartilhar