Connect with us

Hi, what are you looking for?

Espaço

Galáxia Andrômeda é fotografada com o Hubble como jamais vista antes

Galáxia Andrômeda como jamais vista antes. O Telescópio Espacial Hubble registrou uma sequência de fotos da nossa vizinha galáctica em alta definição.

Telescópio Espacial Hubble regista galáxia Andrômeda com riqueza de detalhes impressionante.

 

Ao tirar uma sequência de fotos da galáxia Andrômeda, identificada como M31 pelos astrônomos, em alta definição, captando mais de 100 milhões de estrelas – um valor relativamente baixo, comparado a valores astronômicos o Telescópio Espacial Hubble rebaixou nossa dimensão ainda mais.

Publicidade. A leitura continua abaixo.

A imagem foi disponibilizada pela ESA, Agência Espacial Europeia, em parceria com a agência espacial dos Estados Unidos, a NASA, já que ambas administram o Hubble.  Para visualizá-la com uma ferramenta de zoom direto no navegador, clique aqui.

Devido ao tamanho grande do registro do Hubble, foi melhor transformar a imagem em um vídeo, que pode ser assistido abaixo. “Esta é uma versão recortada da imagem completa e tem 1,5 bilhão de pixels. Você precisaria de mais de 600 telas de televisão HD para exibir a imagem inteira”, explicou a agência europeia.

https://www.youtube.com/watch?v=FPgtdH2D2-E

Publicidade. A leitura continua abaixo.

Com  seus 1,5 bilhões de pixels, a imagem retrata uma extensão de 40 mil anos-luz de Andrômeda, mostrando conglomerados e muitas estrelas – que são orbitadas por vários planetas e satélites naturais (constituindo-se em “Sistemas Extrassolares”). Muitas destas estrelas nem existem mais, praticamente estamos vendo “fantasmas” nesta pequena variedade cósmica. Embebede-se com uma pequena fração da imensidão cósmica.

Leia mais em “Galáxia Andrômeda pode ter se fundindo com irmã da Via Láctea”

 

Fonte: Hubble Space Telescope. Crédito da imagem: ESA/NASA (J. Dalcanton, B. F. Williams,  L. C. Johnson , equipe PHAT e R. Gendler).

Publicidade. A leitura continua abaixo.
Elisson Amboni
Publicado por

Fundador dos sites SoCientífica e Revista Quarka. Fotógrafo da Natureza, redator e tradutor. Inclinado à História (Natural e Humana) e Filosofia.

Faça um comentário

Tecnologia

Cientistas estão trabalhando em um novo tipo de propulsão hipersônica que poderia permitir aviões voarem a mais de 20.000 km/h (Mach 17).

Plantas & Animais

Minúsculas criaturas, os rotíferos bdelóides, ficaram congelados no permafrost por 24.000 anos e foram recentemente trazidos de volta à vida, produzindo clones em um...

Notícia

Por muitos anos, a ecolocalização humana tem sido uma forma de percepção para pessoas que perderam a visão. Apesar disso, poucas pesquisas reforçavam essa...

Plantas & Animais

Raças menores de cães geralmente apresentam comportamentos mais instáveis. Pode haver, portanto, diversos motivos para cachorros pequenos serem ferozes.