Famoso telescópio sofre colapso e quebra em pedaços

Erik Behenck
Assim ficou o observatório após a queda. (Ricardo Arduengo / AFP)

O famoso telescópio do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, até estrelou um filme de James Bond e esteve em várias ficções científicas, como o livro Contato, de Carl Sagan, e sua adaptação. Mas, dezembro de 2020 não começou bem, já que a sua plataforma receptora de 900 toneladas mergulhou 140 metros em sua antena de rádio. Contudo, engenheiros já haviam alertado que a estrutura não estava em seus melhores dias.

Em novembro, a Nacional Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, anunciou que o famoso telescópio seria desmontado. Dois dos cabos que seguravam a plataforma sobre a antena parabólica, que tem 300 metros de diâmetro, haviam quebrado. E no dia 1º de dezembro, veio abaixo.

Famoso telescópio fazia sucesso desde os anos 60

A famoso telescópio foi um dos maiores do mundo e desde a década de 1960 serve como uma importante ferramenta para descobertas astronômicas. Uma cena de ação do filme 007 contra GoldenEye, de 1995, foi feita acima do prato, onde a astrônoma Pierce Brosnan usou o observatório na busca por sinais de vida alienígena.

“Muitos alunos são treinados em astronomia no observatório, eles são inspirados como eu a fazer carreira em ciências e astronomia”, disse o diretor do Laboratório de Habitabilidade Planetária da Universidade de Porto Rico em Arecibo, Abel Mendez.

Um dos momentos mais importantes de suas atividades aconteceu em 1992, quando fez a descoberta do primeiro exoplaneta. Antes disso, em 1981, ajudou a produzir os primeiros mapas de radar da superfície de Vênus. De fato, um ícone das observações celestes, foi para o espaço.

famoso telescopio de arecibo
Vista áerea dos danos no Observatório de Arecibo. (Ricardo Arduengo / AFP)

Estrutura já estava comprometida

Ele operou por 57 anos, mantendo suas atividades até agosto. Foi neste mês que um cabo auxiliar falhou, deixando um corte de 30 metros na antena. Desde então, os técnicos estavam avaliando maneiras de reparar os danos, quando um cabo principal despencou no dia 6 de novembro.

Os responsáveis estavam planejando uma demolição controlada, para evitar o colapso. A expectativa era de que a desmontagem preservasse partes do laboratório para pesquisas. Em seu período de atuação, ajudou a entregar “dados altamente relevantes para apoiar a descoberta, inovação e o avanço da ciência”, conforme o site do observatório.

Por sorte, a queda não deixou vítimas. “Podemos confirmar que a plataforma caiu e que não temos relatos de feridos”, disse Rob Margetta, porta-voz da NSF. A queda aconteceu pouco antes das 8h (horário de Brasília). A queda está sendo considerada uma grande perda para o mundo.

Compartilhar